De setembro a dezembro deste ano, bolsistas do projeto NDCOn em conjunto o PROCON/OP concederão palestras interativas sobre consumo consciente para os alunos da rede municipal de ensino.
Segundo o professor Felipe Comarela, coordenador do Núcleo de Direitos do Consumidor (NDCon), na primeira etapa das atividades o tema das palestras será sobre ‘‘o meio ambiente e consumo sustentável’’. Diferenciado de um modelo tradicional de sala de aula, a ação contará com dinâmicas e participação ativa dos próprios alunos das escolas, dialogando sobre os impactos de como o nosso consumo pode impactar o meio ambiente.
Letícia Fernandes, bolsista do NDCon, ressalta a importância da conscientização do consumo. ‘‘Todos nós somos consumidores e tudo que consumimos tem um impacto econômico e ambiental muito grande, por isso é preciso que criemos uma consciência sobre o assunto o quanto antes. Os jovens estão cada vez mais suscetíveis ao estímulo e influências das mídias que promovem o consumismo. Devido a isso, nosso principal objetivo é mostrar para eles o que existe por trás do consumo e despertar curiosidade sobre esse tema que está sempre presente no nosso cotidiano’’, declara a bolsista.
O diretor do Procon, Narcísio Gonçalves, destaca que essa é mais uma das ações previstas pelo convênio celebrado pela Prefeitura e UFOP que possibilitará ganhos aos munícipes, já que os alunos das escolas de base serão multiplicadores desse tema que é o consumo consciente.
A secretária de Educação, Déborah Etrusco, afirma que, apesar do público-alvo, a princípio, serem os alunos do 9º (nono) ano das escolas municipais, o projeto poderá ser expandido, uma vez que a parceria almeja uma ampliação para as escolas estaduais no município, além de alunos de outras faixas etárias.
O procurador-geral do Município, Diogo Ribeiro dos Santos, frisa, por fim, sobre a grandiosidade do projeto que abrangerá todas as escolas da sede e distritos do município em 15 encontros, atingindo 486 alunos.