Ipec: Lula chega a 47% e aumenta chance de vencer eleição no 1º turno

Bolsonaro ficou estagnado na segunda posição com os mesmos 31% do levantamento anterior

Dados mostram que ex-presidente pode vencer a eleição presidencial no primeiro turno ao alcançar 52% dos votos válidos.
Publicidade

Levantamento realizado pelo instituto Ipec nesta segunda-feira (19) mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue na frente da corrida eleitoral de 2022. O presidente Jair Bolsonaro (PL), por sua vez, continua na segunda colocação.

Segundo a pesquisa divulgada pela TV Globo, Lula aparece na dianteira com 47% das intenções de voto. O ex-presidente cresceu 1 ponto em relação ao último levantamento, de 12 de setembro. Esse cenário garantiria vitória em primeiro turno, com 52% dos votos válidos.

Bolsonaro manteve os mesmos 31% do levantamento anterior e segue isolado na segunda colocação.

Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) registram, respectivamente, 7% e 5%. %. Soraya Thronicke (União Brasil) se manteve com 1%.

Felipe d’Avila (Novo), Vera (PSTU), Constituinte Eymael (DC), Léo Péricles (UP), Padre Kelmon (PTB), Sofia Manzano (PCB) foram citados, mas não chegam a 1% cada um.

Em um eventual segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o petista aumentou a vantagem para 19 pontos. O ex-presidente tem 54% enquanto o atual mandatário alcança 35%.

A margem de erro é de 2 pontos percentuais. Foram entrevistados 3.008 eleitores entre 17 e 18 de setembro.

Nesta segunda-feira (19), Lula se reuniu, em São Paulo, com lideranças políticas que disputaram as eleições anteriores em campos opostos ao do PT.

Já Bolsonaro participou do velório da rainha Elizabeth II, em Londres.

Foto: Ricardo Stuckert

Publicidade