Festa da Primavera será retomada em Santo Antônio do Leite

Festividade volta a acontecer depois de dois anos, tendo como tema "Reflorescer com a Primavera".

Gastronomia local, shows, apresentações circenses, oficinas para crianças e rodas de conversa sobre meio ambiente são alguns dos atrativos no distrito de Ouro Preto.
Publicidade

O distrito ouro-pretano de Santo Antônio do Leite vai voltar a ser palco de uma das festas mais tradicionais da região dos Inconfidentes: A Festa da Primavera, depois de dois anos sem ocupar as ruas do “Leite” devido à pandemia da Covid-19, ressurge na cena, promovendo o reencontro da comunidade e de visitantes com a arte, cultura e as reflexões ambientais. A Festa será realizada neste final de semana (entre os dias 7 e 9) com as principais atividades no Alto do Cruzeiro, no bairro Chapada.
O espanhol e morador do distrito Manuel Garcia, um dos primeiros idealizadores do evento, afirma que “todo ano tem primavera, mesmo com as tragédias, a primavera sempre chega, sempre há um momento de florescimento, renovando as esperanças de um mundo melhor”.
Luiz Fortes, um dos organizadores desta edição, reflete que mais do que nunca a festa chega para encher o público de esperança. “A primavera é a estação em que tudo floresce, renasce, fica verde, colorido e alegre, por isso, após os últimos acontecimentos difíceis que passamos, queremos viver momentos mais alegres e lúdicos, nos enchendo de esperança e nos fazendo reconhecer o futuro do planeta, do meio ambiente e da nossa saúde”, diz.
A Festa da Primavera de Santo Antônio do Leite teve início no final da década de 1980 por um grupo de moradores artesãos do distrito. Desde então, o evento é realizado de forma colaborativa, envolvendo a comunidade e com apoio de órgãos, empresários e moradores. Este ano, o evento conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Ouro Preto, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo da cidade, além da Fundação de Arte de Ouro Preto.

Santo Antônio do Leite

O distrito de Santo Antônio do Leite é conhecido pela intensa produção artesanal de joias em prata com pedras preciosas e semi-preciosas. Diogo de Vasconcellos, em sua publicação “História Antiga de Minas Gerais”, já mencionava o nome “Leite” para o arraial na Guerra dos Emboabas, entre 1707 e 1709. Provavelmente, a formação do arraial teve início nos anos de 1700.


Registros orais revelam que Oficiais da Tropa de Cachoeira do Campo passavam sempre pelo local, onde encontravam leite de boa qualidade das fazendas da região. Assim, passaram a chamar o lugar de “Leite”. O nome “Santo Antônio do Leite” surgiu a partir da devoção ao santo e da construção de uma capela em sua homenagem, em 1858. O templo foi ampliado ao longo dos anos.
A partir da década de 1970, aterrissaram no distrito visitantes de outros países atraídos pela tranquilidade do lugar. Os novos moradores viviam sob a bandeira da cultura hippie. Os recém-chegados se juntaram aos moradores locais e criaram a Festa da Primavera de Santo Antônio do Leite, conhecida pelos mais antigos como “Woodstock de Minas”.

Programação:

Sexta-feira 07/10 – 18h às 00h

18h às 22h – Barraquinhas de Culinária e Cervejas Artesanais

18h30 – Abertura com exibição de vídeo com depoimentos dos primeiros organizadores

18h45 – Exibição de curtas: Histórias à lenha sobre as cozinheiras de Sarandira – Carabina Filmes

19h00 – Show Cono e Dodô com convidados locais

20h30 – Show Eduardo Sanna and The Blues Boys

22h00 – Show Outdoors – Tributo a The Doors

23h00 – DJ – Psy Dani

Sábado – 08/10 – 08h às 00h

08h00 – Expedição Ecológica Primavera

09h00 – Meditação, Yoga e Quick massage

10h às 22h – Feira Livre Produtos e Artesanatos Locais

10h às 12h – Oficinas para crianças

10h às 12h – Troca de Mudas e Roda de Conversa sobre as Águas do Leite – Mediador Ronald Guerra

11h às 15h – Brinquedos para crianças

12h às 00h – Barraquinhas de Culinária e Cervejas Artesanais

16h00 – Apresentação de Dança: Tribo Ansata

17h30 – Show Sol Cigano

19h30 – Show Kastora dos Anjos e convidados

21h00 – Intervenção Malabares com Fogo e DJ

22h00 – Show Pássaro Vivo – Tributo à Secos e Molhados

Domingo – 09/10 – 10h às 19h

10h às 18h – Feira Livre Produtos e Artesanatos Locais

11h às 19h – Barraquinhas de Culinária e Cerveja Artesanais

10h00 – Tai Chi e Quick Massage

11h às 15h – Brinquedos para as crianças

10h às 12h Oficina de Arte

10h00 – Oficina de circo para crianças – Nomas Trupe

11h00 – Apresentação Circo Nomas Trupe

12h00 – Show Sr. Didico do Bandolim

15h30 – Show Eita Pife

16h30 – Bloco Maracatrupe

17h30 – Bloco Urucum

Foto: Rafael Campos

Publicidade