Prefeitura de Itabira faz parceria com CDL para fomentar o comércio no Natal 

O Termo de Colaboração nº 085/2022 foi assinado na sede da entidade pelo prefeito Marco Antônio Lage, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, José Maciel Duarte de Paiva, e pelo presidente da CDL, Eduardo Gomes Moraes

Publicidade _

Prefeitura de Itabira e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) se juntam para fomentar o comércio local nesta véspera de Natal. As duas partes assinaram, nessa quinta-feira (17), um Termo de Colaboração, via Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDCTIT), para desenvolvimento da campanha Show de Natal.

Com a parceria, a Prefeitura garante o repasse de R$ 93,3 mil para a CDL. O apoio será para a realização de ações nesta período natalino, consumo consciente e estímulo às compras no comércio local. O objetivo é garantir uma experiência de bem-estar em toda a população, movimentando os estabelecimentos comerciais neste período de festas de final de ano, onde as lojas se enchem de cores. É o principal período de vendas para os lojistas de todos os segmentos.

O prefeito Marco Antônio Lage discursou sobre a necessidade de investimento para fomentar o comércio local. “O comércio é um setor muito importante e devemos assegurar que o recurso gerado fique aqui no município. Essa campanha é fundamental. Esta é a primeira vez que a Prefeitura participa como apoiadora deste projeto para que o Natal em Itabira seja referência na região”, comentou.

Além de encorpar a campanha da CDL, a Prefeitura de Itabira também prepara o Natal de Luz, com instalação de iluminação em pontos da cidade, dos distritos de Senhora do Carmo e Ipoema e na localidade de Serra dos Alves, além de atrações culturais nos bairros. “E ainda para comemorar esta data estamos trazendo uma novidade com uma ambientação de Natal de alta qualidade, com um circuito em locais de convivência dos itabiranos, no Centro e nos bairros, para que Itabira tenha um Natal incrível este ano e os moradores fiquem estimulados a ficarem por aqui e fazerem suas compras na cidade”, completou o prefeito.

Durante a solenidade, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo, José Maciel Paiva, reforçou a necessidade de se promover ações que reconheçam a relevância do comércio e propiciem sua perenidade. “O Governo Municipal viu a necessidade de apoiar os empreendedores locais, por meio da instituição que representa os lojistas e o comércio, já que a atividade comercial é a segunda maior em empregabilidade no município, ficando atrás somente do setor de mineração. O comércio é ainda o maior gerador de renda e tributos, além disso, no final do ano temos um crescimento de 20% de empregos temporários, em torno de mil vagas”, afirmou o secretário.

O setor comercial emprega atualmente mais de 6 mil pessoas em Itabira, segundo os últimos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do Governo Federal. O número ainda pode ser somado ao setor de Serviços, com 12 mil pessoas.

O presidente da CDL, Eduardo Gomes Morais, agradeceu a parceria da Prefeitura para a realização da campanha em 2022. “É de extrema importância essa parceria. Com este apoio conseguiremos aumentar as mídias, fazer um evento com uma estrutura muito melhor. Toda cidade que a Prefeitura está junto com as entidades de classe, a cidade só tem a ganhar”, disse.

A entidade lojista reforçou também que a campanha ganha ainda mais importância após um longo período de pandemia da Covid-19, que provocou queda nas vendas, fechamento de lojas em diversos setores. A expectativa da CDL é que sejam injetados na economia cerca de R$ 40 milhões até o mês de janeiro, quando acontece a entrega da premiação.

Premiação Show de Natal

O prêmio principal da campanha este ano é um vale-compras no valor de R$ 50 mil. O valor poderá ser usado nas lojas participantes da promoção. Além disso, serão sorteados uma Honda Biz e 10 smartphnes, ao longo das semanas. A campanha se estende até o dia 31 de janeiro de 2023, quando ocorre o sorteio.

Publicidade