Associação de Catadores de Itabirito recebe apoio para fortalecer sua atuação

A organização recebeu do projeto uma doação no valor de R$ 70 mil para a compra e reforma de equipamentos, EPIs e uniformes, entre outros itens.

A Ascito é uma das cinco associações apoiadas pelo projeto da Vale nos municípios impactados pela elevação do nível de segurança de barragens.
Publicidade

Os integrantes da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Itabirito (Ascito) estão profissionalizando seu trabalho e ampliando suas frentes de atuação. Com assessorias técnicas, capacitações e investimento oferecidos pelo Projeto Reciclo Agora, da Vale, a organização vem conseguindo melhorar sua estrutura e capacitar sua mão de obra.

A Ascito é uma das cinco associações apoiadas pelo projeto nos municípios impactados pela elevação do nível de segurança de barragens. A iniciativa tem como objetivo fortalecer as organizações de catadores para ampliar sua capacidade produtiva e de gestão, a geração de trabalho e renda e a destinação sustentável de resíduos.

Em Itabirito, os integrantes da Ascito participam, desde agosto, de oficinas para o desenvolvimento do planejamento estratégico da associação, assessorias de infraestrutura para o projeto do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), além de acompanhamentos semanais.

Erotildes dos Santos Fernandes, presidente da associação, conta que o apoio recebido vem contribuindo para o dia a dia dos catadores. “A participação no projeto é vista por nós como uma grande vitória. Está nos ajudando muito, até mesmo em relação à nossa organização”, garante.

Recentemente, a organização recebeu do projeto uma doação no valor de R$ 70 mil para a compra e reforma de equipamentos, EPIs e uniformes, entre outras necessidades apontadas pelos próprios catadores durante as oficinas. “Vamos comprar várias coisas que precisamos, como filtros e impressora”, diz Erotildes.

Foto: RC8 Negócios Inclusivos

Publicidade