Artista Camaleão conta história de Mariana em exposição na ALMG

Artista Camaleão conta história de Mariana em exposição na Assembleia Legislativa de Minas Gerais
Publicidade _

Regada a muita história, memória e humor, o artista Camaleão inaugurou, na noite da última segunda-feira (17), a exposição “Mariana em Quadrões”, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. O projeto conta a história do Brasil, Minas Gerais e Mariana de forma lúdica e bem humorada, por meio de pinturas digitais impressas em canvas, sendo a exposição dividida em duas fases:

  • Fase 01: composta por 15 telas direcionadas a momentos importantes da história de Mariana e Minas Gerais;
  • Fase 02: composta por 15 telas direcionadas às personalidades que fizeram parte da história do município.

Camaleão afirma que a cidade de Mariana ofereceu à ele a oportunidade de evoluir como artista. “Quando eu saí de Volta Redonda, no Rio de Janeiro, eu cheguei em Minas e trouxe um traço de humor, mas que inicialmente não funcionou muito bem aqui, porque a arte em Mariana e em Ouro Preto sempre foi muito elevada, e então eu uni essa característica do humor com as cores e o meu estilo de pintar. Essa exposição pra mim é a minha forma de contar a história de Mariana, e eu espero que isso inspire outros artistas e que eles possam fazer releituras e motivar a todos a conhecer a Primaz”, afirmou.

Todas as obras presentes na exposição foram encomendadas pelo município, por meio da Secretaria de Cultura, Patrimônio Histórico, Turismo e Lazer, e são investimentos da Prefeitura de Mariana para o fomento do turismo, da cultura e da arte local.  Após o término do evento, as obras retornarão para a Primaz.

A exposição é gratuita e estará disponível para visitação até o dia 05 de maio, na Galeria de Arte da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, na Rua Rodrigues Caldas, 30, Santo Agostinho, de 08h às 19h.

O ARTISTA

Nascido Emerson e conhecido popularmente como “Camaleão”, o carioca nascido em Volta Redonda se mudou para Minas Gerais aos 18 anos e se apaixonou pela cultura e pela história de Mariana e Ouro Preto. Em suas obras, o artista insere elementos para despertar o olhar do espectador e dar movimento às artes, sendo o humor a marca registrada do seu trabalho. Camaleão é ilustrador das capas das revistas Mundo Estranho (Editora Abril), MAD (versão brasileira – Editora Panini), Nova Escola, Recreio, bem como de capas de diversos livros, capas de CD, DVD, entre eles Os Três Primeiros da Banda Skank, ilustrações para livros didáticos, videoclipes, animações e criação de storyboard.

Publicidade