Copam aprova licença para que a Samarco volte a minerar em Mariana

Publicidade _

No final da tarde desta sexta-feira (25), o Conselho Estadual de Política Ambiental de Minas Gerais (COPAM) aprovou  o pedido da Samarco de licença corretiva, que agora pode voltar a minerar em Mariana (MG). A licença aprovada pelo Conselho substitui 36 licenças anteriores e reúne 14 processos de licenciamento que estavam em aberto.

O Conselho Estadual de Política Ambiental de Minas Gerais (Copam) decidiu na tarde desta sexta-feira (25) pela concessão de uma licença que permite a Samarco voltar a operar em Mariana. A licença aprovada pelo Conselho substitui 36 licenças anteriores e reúne 14 processos de licenciamento que estavam em aberto.

Dez dos doze conselheiros votaram a favor. Um se absteve e apenas um foi contra. As atividades da Samarco estão paralisadas desde o rompimento da barragem de Fundão, em novembro de 2015, que matou 19 pessoas e devastou a bacia do rio Doce.

O prefeito de Mariana, Duarte Junior (Cidadania) saiu aliviado da reunião. “Nós somos a favor da retomada da atividade minerária. A gente entende que a retomada da empresa é a retomada da nossa economia, é a geração de emprego, de oportunidades. São quatro anos e a aprovação hoje não é volta imediata, ela tem que instalar o filtro pra que aconteça a filtragem e que não haja nenhum novo risco”, disse ele.

A retomada das operações da empresa será de forma gradual, e somente após a implantação de um sistema de disposição e tratamento de rejeitos para empilhamento a seco, que inclui a Cava Alegria Sul e o sistema de filtragem.

Dessa forma, a retomada da Samarco será sem o uso de barragens de rejeitos, como a que se rompeu em 2015.

Publicidade