Para celebrar o 16º aniversário do Centro Cultural de São Gonçalo do Rio Abaixo a Prefeitura realizará a entrega da Grande Medalha Cidade de São Gonçalo do Rio Abaixo. A solenidade acontecerá no auditório do Centro Cultural, 19h, de quinta-feira, 27, com a apresentação de Daniel Moreira e D’Ângelo e do grupo Lavadeiras da Prainha.
Os homenageados serão o deputado federal, Mário Heringer, o empreendedor são-gonçalense José Augusto Teixeira (Belleus), a líder comunitária Maria Matias de Oliveira (Dona Inhá), a professora Rita de Cássia Gonçalves Pinto, o centenário senhor José Amaro Costa e a empresária, Marília Soares Amora de Castro.
Confira a seguir, mais um pouco dos homenageados:
MÁRIO LÚCIO HERINGER
MÁRIO LÚCIO HERINGER, natural de Manhumirim, nascido em 30 de setembro de 1954 é Médico, Administrador e desde 2002 atuante na política nacional. Atualmente, deputado federal em sexto mandato pelo PDT, partido que também preside em Minas Gerais.
Para São Gonçalo do Rio Abaixo o deputado já direcionou verbas para saúde na ordem de cerca de R$2 milhões, destinados à Atenção Básica, compra de equipamentos, bem como para infraestrutura de estradas.
JOSÉ AUGUSTO TEIXEIRA (BELLEUS)
São Gonçalo do Rio Abaixo tem entre seus melhores exemplos de empreendedorismo uma iniciativa comercial com 44 anos de atividade.
Começou timidamente, mas com objetivo bem definido: oferecer o melhor serviço de lanches no lado leste mineiro à margem da rodovia federal 381.
À frente deste empreendimento de sucesso que emprega hoje mais de 60 funcionários e por onde certamente já passaram outros mil neste quase meio século, está o empresário são-gonçalense, José Augusto Teixeira, 68 anos, com sua admirável capacidade de administração.
JOSÉ AMARO COSTA
José Amaro Costa, nascido em 18 de agosto de 1923, prestes a fazer 100 anos é natural de São Gonçalo do Rio Abaixo, nascido e criado na localidade do Una de Cima. Por quase toda a vida foi comerciante, mas também trabalhou em empresas e na roça. Casou-se pela primeira vez com dona Maria dos Santos Costa com quem teve 14 filhos. Esses filhos frutificaram em 42 netos, 47 bisnetos e um tataraneto.
O Senhor José Amaro é personalidade respeitada na cidade como profissional, pai, avô, bisavô e trisavô. Um lutador com muitas conquistas ao longo de sua história de vida e exemplo de longevidade e garra no enfrentamento dos desafios cotidianos, principalmente, para educar os filhos.
MARIA MATIAS DE OLIVEIRA
Maria Matias de Oliveira, a “Dona Inhá do Borges”, com 71 anos de vida e muitas histórias de lutas para contar.
Líder em sua comunidade, seu espírito solidário é sua marca, “Recebi muita ajuda ao longo da vida e, por isso, ajudo todos da maneira que posso”, disse. Dona Inhá é viúva de Joselino Antônio de Oliveira (Nenzinho), mãe de 10 filhos, tem 17 netos e quatro bisnetos que os rodeiam com muito amor e carinho.
Se dividiu por toda a vida entre a educação dos filhos com a pesada lida do trabalho braçal e 12 anos de prefeitura municipal. Alegre e muito disposta a viver a vida, ela mostra disposição para continuar trabalhando com muita animação.
Para “Dona Inhá” a honraria é demonstração de consideração a sua história e incentivo para continuar a apoiar a todos ao seu redor.
RITA DE CÁSSIA GONÇALVES PINTO
Rita de Cássia Gonçalves Pinto, 54 anos, é natural de Bom Jesus do Amparo e moradora de São Gonçalo há mais de 30 anos. Professora da rede municipal já trabalhou em várias escolas nas comunidades do município. Atua há 15 anos na Escola Integral Maria de Lourdes Duarte Moreira dos Santos. Escola referência no ensino de toda a região.
Casada e mãe de uma filha é, além disso, uma educadora comprometida com a aprendizagem das crianças, com respeito a individualidade, valorizando as potencialidades de cada criança.
Emocionada com a homenagem, acredita que terem escolhido sua pessoa se justifica pela representação de todas as professoras do município que com carinho e dedicação realizam a arte de preparar as crianças para interpretar o mundo e, assim, fazem diferença no futuro da própria São Gonçalo.
MARÍLIA SOARES AMORA DE CASTRO
Marília Soares Amora de Castro, 63 anos, é natural de João Monlevade e moradora de São Gonçalo do Rio Abaixo há quase 40 anos. Empreendedora, chegou à cidade com o esposo, Joel José de Castro. O pequeno mercado Amora começou suas atividades no bairro Niterói e em seguida instalou-se no Centro. Após o falecimento do esposo, ela e o filho Leandro Amora assumiram o negócio e construíram sede própria. Ela administra o supermercado com a ajuda do filho até os dias atuais, conquistando os clientes e administrando seus funcionários com o objetivo de atender da melhor maneira a população da cidade e região.
Há 26 anos, antes mesmo de se falar em “empoderamento feminino”, Marília gerencia seu negócio junto com o filho e expande projetos. Um exemplo feminino de força e determinação para superar desafios.
Marília considera a homenagem uma grande e feliz surpresa. Acredita que o reconhecimento seja pelo empenho em conquistar o mercado com muito trabalho, serenidade e respeito pela cidade de São Gonçalo.