A magia do violino e piano, com apresentação dupla de Nelson Ayres e Ricardo Herz em Ouro Preto e BH

A magia do violino e piano, com apresentação dupla de Nelson Ayres e Ricardo Herz em Ouro Preto e BH
Herz e Nelson- Foto de Gabriel Boeiras
Publicidade _

Nos dias 13 e 14 de setembro, em Ouro Preto e na capital mineira, acontece um encontro especial, regado a sonoridade de dois grandes nomes do violino e piano brasileiros. De um lado os 70 anos e a vasta experiência do pianista Nelson Ayres, do outro, o estilo virtuoso e original do violinista atrevido Ricardo Herz.

As apresentações estão marcadas para acontecer em dois locais: o Museu Boulieu, em Ouro Preto, no dia 13, quarta-feira, às 20h, e o Teatro da Fundação de Educação Artística, em Belo Horizonte, no dia 14, quinta-feira, também às 20h. Essa dupla de músicos extraordinários vai surpreender o público com uma mistura de forró, xote, samba e choro, mostrando toda a sua maestria e bom humor, que já conquistaram fãs ao redor do mundo.

A troca de experiências entre essas duas gerações resulta em uma verdadeira conversa entre instrumentos, desafiando-se e propondo alternativas uns aos outros, criando um momento memorável na música instrumental brasileira atual. Ambos possuem muito em comum: formação musical, paixão pela improvisação, swing e fluência.

Publicidade
_

Nelson Ayres é um pianista, maestro, arranjador, compositor e uma verdadeira referência na música instrumental, além de ser responsável por formar novos talentos. Sua importância na música instrumental brasileira contemporânea é inegável, tendo sido maestro da Orquestra Jazz Sinfônica por 10 anos e regido orquestras no Brasil e no exterior, incluindo a renomada Orquestra Filarmônica de Israel. Como pianista, liderou o Nelson Ayres Trio ao lado de Monica Salmaso, faz parte do quinteto Pau Brasil e já se apresentou ao lado de grandes nomes como Benny Carter, Toots, Ron Carter, Chico Buarque, Edu Lobo, Milton Nascimento e Gal Costa. Seu talento é reconhecido internacionalmente, tendo sido indicado ao Grammy Latino em 2011 na categoria de melhor CD de música clássica com seu concerto para percussão e orquestra, junto à Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo.

Do outro lado, temos Ricardo Herz, um violinista que revolucionou a técnica do violino brasileiro, trazendo para o instrumento a energia da sanfona, o ronco da rabeca e as belas melodias do choro tradicional e moderno. Sua habilidade em misturar ritmos brasileiros, africanos e a improvisação do jazz é impressionante. Em 2021, ele foi premiado nas categorias de Artista Instrumental e Autor Instrumental no Prêmio Profissionais da Música. Ricardo estudou na renomada Berklee College of Music e no Centre des Musiques Didier Lockwood. Além de lançar o primeiro método online de violino popular brasileiro, ele também colabora como solista e compositor com diversas orquestras nacionais e internacionais, como a Camerata Fukunda, Sphinx Virtuosi e Camerata Romeu.

Esses dois músicos vão proporcionar uma experiência única ao público, mostrando toda a sua técnica, talento e paixão pela música.

Os ingressos estão à venda e o projeto conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de incentivo à Cultura, Ministério da Cultura.

Publicidade