A partir de abril, UBSs de Monlevade voltam a atender casos suspeitos da Covid-19

Assim, Posto do Cidade Nova retoma atendimentos rotineiros dos pacientes de sua comunidade

Mudança ocorre com a queda de casos de Covid-19 e ampliação da vacinação.
Publicidade _

A partir do dia 4 de abril, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de João Monlevade voltam a atender os pacientes com sintomas gripais ou suspeita da Covid-19, assumindo a demanda que estava concentrada apenas na UBS do bairro Cidade Nova. Com a alteração, o paciente deve procurar o posto de saúde mais próximo do seu endereço residencial.

Os testes de coronavírus continuam no laboratório municipal, 13h às 16h, tanto para os pacientes sintomáticos (após avaliação pelo profissional de saúde) quanto por demanda espontânea.

Em virtude da mudança, a UBS do bairro Cidade Nova retoma suas atividades de rotina, atendendo a comunidade nas suas demandas de saúde também a partir de 4 de abril. A Secretaria de Saúde está implantando duas equipes de Estratégia em Saúde da Família (ESF) na unidade. Sábado, dia 2, o posto já não funcionará no plantão para atendimentos a síndromes gripais.

Mudança no cenário da pandemia

As modificações ocorrem devido a mudanças significativas no cenário da pandemia. Dados da Secretaria Municipal de Saúde de João Monlevade demonstram tendência de redução dos casos de síndromes gripais na cidade.

Só no primeiro mês de 2022, foram 3.468 atendimentos por síndromes gripais, com a notificação total de 1.913 pacientes que testaram positivo para a Covid-19 em todo o município. Em março, até o dia 25, foram atendidas 591 pessoas com síndromes gripais, sendo que 79 pacientes testaram positivo.

Atualmente, a média de atendimentos médicos por síndromes gripais é de 22 por dia, diferente de janeiro e fevereiro quando, diariamente, eram realizados mais de 120. Hoje, a média de casos positivos para coronavírus é de três por dia.

A secretária Municipal de Saúde, Raquel de Souza Paiva Drumond, enfatizou que a vacinação segue avançando com uma cobertura de 87,8% da população vacinável com duas doses ou com dose única e 52,62 % da população vacinável já com a terceira dose.

Por fim, ela destaca que os postos de saúde estão preparados para assumir a demanda, pois a Prefeitura investiu na contratação de médicos e enfermeiros no mês de fevereiro, reforçando o monitoramento e cuidado para com a população.

Foto: Heverton Elias

Publicidade