A partir deste mês de março, a Prefeitura de João Monlevade está introduzindo as Práticas Integrativas Complementares em Saúde (PICS) na rede municipal. Com essa iniciativa, a Secretaria Municipal de Saúde passará a oferecer Acupuntura, Tai Chi Chuan e Quiropraxia como complemento aos tratamentos tradicionais.
De acordo com Isabela Farias Guedes Beserra, coordenadora da Atenção Secundária, é importante ressaltar que essas terapias não substituem os tratamentos convencionais, mas sim os complementam. Elas têm o objetivo de potencializar os tratamentos tradicionais, reduzir o uso de medicamentos e melhorar a qualidade de vida e saúde mental dos pacientes.
Os pacientes terão acesso a esses tratamentos mediante encaminhamento de um profissional de Saúde do SUS, da unidade de referência, com justificativa para complementar o tratamento convencional com as PICS. A Quiropraxia e a Acupuntura serão realizadas no Centro de Reabilitação a partir deste mês, enquanto o Tai Chi Chuan será oferecido nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) a partir de abril.
Indicações
Atualmente, o Ministério da Saúde preconiza o uso de 29 PICS através da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde. Cada uma delas é indicada para tratamentos complementares específicos, como no caso da Quiropraxia, que é recomendada para tratar disfunções mecânicas, alívio de dores musculares e articulares, e correção postural.
Por sua vez, o Tai Chi Chuan é uma prática corporal coletiva de origem oriental, que promove benefícios físicos através de movimentos lentos e contínuos, contribuindo para o fortalecimento muscular, relaxamento e prevenção de quedas. Já a Acupuntura, terapia da medicina chinesa, é indicada para dores crônicas degenerativas, doenças reumatológicas, doenças oncológicas e cuidados paliativos.