Acuruí será palco do festival “Das Montanhas e Águas de Minas” de 13 a 15 de maio

Atividades são gratuitas e, entre as atrações, tem Renato Teixeira, Orquestra Mineira de Viola Caipira, Teatro dos Tropeiros, além de gastronomia e contação de causos

O evento no distrito de Itabirito tem atrações diversas para aqueles que apreciam a música de raiz, poesia, dança e gastronomia.
Publicidade _

O distrito de Acuruí, em Itabirito, recebe de 13 a 15 de maio o festival “Das Montanhas e Águas de Minas”.
O projeto levará as orquestras de viola caipira e outros atores da região para se apresentar e trocar experiências no distrito: “O que nós temos de mais rico na região é o potencial natural, com suas montanhas, cachoeiras; e o potencial cultural. Como era uma rota de tropeiros, é muito rica em gastronomia, artesanato e também remete à música de raiz, à viola caipira de raiz. Esse projeto propõe resgatar essas culturas, valorizar as pessoas e seus produtos, e divulgar isso”, ressalta o produtor cultural Rud Carvalho, coordenador do evento.
Entre as atrações do Festival, o músico Renato Teixeira, a Orquestra Mineira de Viola Caipira, Teatro dos Tropeiros e artistas locais.

Renato Teixeira , no espetáculo Um poeta e um violão, oferecerá ao público uma viagem emocionante e divertida pela música do interior do Brasil, com seu conhecido repertório e canções inéditas.
A Orquestra Mineira de Viola Caipira “Ritmos e Tradição, sob direção do produtor e músico Gilvan Borges, foi criada há 10 anos. Formada exclusivamente por violas caipiras de dez cordas, conta em sua formação, com crianças, jovens e adultos.
Em Tropeiros: Uma Jornada de Sonhos e Fé, haverá um cortejo pelas ruas de Acuruí, com a encenação de um texto poético contando as experiências e vivências dos tropeiros, com a participação de cinco atores/músicos e figurantes, treinados por Marcelino Xibil Ramos.
Ocorrerão ainda shows dos músicos locais, como Marcelo Vaz, forró com a Banda Alcalyno, além da apresentação do grupo The Sound.
Programação das festividades com previsão de horários:
Na sexta-feira, às19h30 acontece a cerimônia de abertura e apresentação do músico Marcelo Vaz, na Associação Comunitária de Acuruí; a seguir ocorre a premiação do concurso de contos e casos e apresentação da Banda Alcalyno, na praça da Matriz.
No sábado a partir das 9h tem a caminhada ecológica, com ponto de encontro no campo de futebol da rua Principal. De 13h às 22h , será aberta a feira de artesanato e gastronomia da comunidade, expondo seus mais variados produtos, no mesmo local.
Às 14h, haverá a presentação a céu aberto sobre a Vida dos Tropeiros, com cortejo e a queima de alho, tradição gastronômica dos tropeiros. O Trio Mineiro de Viola se apresenta às 18h e ás 20h acontece o show de Renato Teixeira.
No domingo tem pedalada ecológica às 9h e a partir as 11h a feira de artesanato e gastronomia da comunidade. A tarde começa com apresentação da banda The Sound e após tem o show da Orquestra Mineira de Viola Caipira.

Publicidade