Agenda Cultural da Cemig recheada e com apresentação inovadora de Arnaldo Antunes no Inhotim

Final de semana ainda tem música clássica, ópera e documentários sobre o patrimônio cultural de Minas Gerais, produzido pelo Iepha.
Publicidade _

A programação do Energia da Cultura desta semana tem muitas e diversificadas atrações, entre elas o multi artista Arnaldo Antunes. O Instituto Inhotim também oferece juntamente com o IEPHA – Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico, o documentário “Se me der Licença”, que nos leva à riqueza da cultura das comunidades quilombolas tradicionais mineiras.

Para completar a programação, o universo do repertório lírico será mostrado com as produções talentosas do Coral Lírico, da Orquestra Sinfônica e da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais.
Veja a programação que será exibida em: https://www.facebook.com/events/213169080627805

Hoje, 27 de maio, às 20h30

Publicidade
_

A orquestra Filarmônica de Minas Gerais traz para o público dois exemplos máximos do Classicismo sinfônico. Serão apresentados de Mozart, sua última sinfonia, a Sinfonia nº 41 em Dó maior, K. 551, “Júpiter”. De Beethoven, a exuberante Sétima Sinfonia, chamada pelo célebre compositor Wagner como a “apoteose da dança”. A regência é do maestro Fabio Mechetti. O concerto terá transmissão ao vivo aberta a todo o público pelo canal da Filarmônica.

Sexta-feira, 28 de maio, às 10h

Em vídeo inédito, a Fundação Clóvis Salgado celebra os 150 anos de estreia da ópera “Aída”, do compositor Guiseppe Verdi. O enredo retrata a história de amor entre a escrava etíope Aída, e o general egípcio Radamés, tragicamente intrincados nos interesses do poder político e da guerra entre o Egito e a Etiópia. A montagem de Aída é sempre empolgante, pois além da inegável qualidade musical, requer recursos teatrais suntuosos e de grande impacto visual, adequados à temática histórica, exótica e grandiosa.

Sábado, Dia 29 de maio, às 11h

O Inhotim estreia sua programação em Cena 2021. O instituto promete um formato digital singular, que vai muito além da gravação de shows. O objetivo é proporcionar ao público uma forma diferente de apreciar música, as artes plásticas, a natureza e a arquitetura juntas, de forma única. Os artistas foram convidados a trazer seus repertórios dialogando com espaços do museu. para abrir o evento, o poeta, cantor e compositor Arnaldo Antunes leva suas músicas à Galeria Psicoativa Tunga.

IEPHA: ” Se me der licença”

O Iepha-MG produziu diversos documentários que abordam tradições encontradas em nosso estado, entre elas as das comunidade de Boa Morte e Chacrinha situadas em Belo Vale. Seus moradores, marcados pela forte presença da cultura afro-brasileira, vivem em condições sociais próprias e mantêm relações que predominam as transmissões dos valores éticos, morais, dos conhecimentos tradicionais e do respeito à ancestralidade. Eles estão disponíveis em https://www.facebook.com/events/213169080627805

Publicidade