Aluno da UFOP vence prêmio nacional com reportagem sobre violências de gênero

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O mestrando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da UFOP Carlos Augusto Junior teve sua reportagem “Re(existência) LGBTQIAP+ na escola: relatos humanizados sobre violências de gênero e diversidade sexual no ambiente escolar” premiada pela Associação de Jornalistas em Educação (Jeduca). O conteúdo foi apresentado como trabalho de conclusão de curso no Departamento de Jornalismo em 2021.

Escrita durante a pandemia de covid-19, a reportagem trata dos impactos da LGBTfobia no ambiente escolar, abordando a construção das políticas educacionais e sua relação com as questões de gênero e diversidade sexual. O jornalista investigou as mudanças feitas nos principais documentos da Educação durante o governo Bolsonaro e trouxe para a discussão pessoas de diferentes regiões do país, almejando uma diversidade de vozes e perspectivas. Todos os professores e professoras entrevistados são pessoas LGBTQIAP+, e as fontes especialistas são docentes da UFOP e da Unicamp que estudam educação e gênero.

Carlos conta que receber a premiação da Jeduca é uma sensação indescritível e destaca as pessoas que foram essenciais para a construção do trabalho. “A reportagem é fruto de um trabalho intenso e dedicado, que contou com a colaboração voluntária de muitas pessoas, como a minha orientadora, professora Marta Regina Maia, meus amigos da República Largados, as fontes entrevistadas, o fotógrafo Jacon S., a estudante de jornalismo Mírian dos Santos, a artista Maiara Moreira, a estudante de Letras Luana Caroline e o designer Gabriel Azevedo. Para mim, enquanto jornalista e mestrando em Comunicação, essa conquista é um reconhecimento do meu esforço e da dedicação dos professores e professoras do Jornalismo da UFOP. É um prêmio da comunidade LGBTQIAP+ deste país”.

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A premiação anual da Jeduca reconhece os melhores trabalhos de conclusão de curso do país nas áreas de Jornalismo e Educação desde 2017. Neste ano, a associação escolheu, dentre 62 inscrições de 18 estados, três trabalhos de conclusão de curso com temas ligados à Educação que se destacaram.

A reportagem pode ser conferida no link.

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