Alunos de Bento Rodrigues iniciam as aulas na escola do novo distrito de Mariana

O espaço funciona em horário integral, de segunda a sexta, e nos sábados letivos

Antes da abertura oficial, aulas experimentais ocorreram no novo distrito com o transporte dos alunos em ônibus escolares.
Publicidade _

Foram iniciadas nesta segunda-feira (31) as aulas na Escola Municipal de Bento Rodrigues, que recebe neste primeiro momento cerca de 130 alunos de 4 a 14 anos da Educação Infantil e Ensino Fundamental.

O espaço, no novo distrito de Mariana, funciona em horário integral, de segunda a sexta, e nos sábados letivos.
Com isso, as atividades na escola provisória, localizada na sede de Mariana, estão sendo encerradas.

Distribuída em quatro andares conectados por rampas acessíveis e escadas, a escola conta com 11 salas de aula, laboratório de ciências, sala de informática e biblioteca.

Publicidade
_


Amplo, o refeitório tem capacidade de atender mais de 80 alunos simultaneamente.

O local também possui banheiros em todos os andares, quadra poliesportiva, parque infantil e área administrativa.
A escola ainda apresenta soluções sustentáveis com aquecimento solar de água e reaproveitamento de água da chuva.

Participação da comunidade

A elaboração e aprovação do projeto da escola contou com participação ativa de mães e pais de alunos, além da diretoria da escola, por meio de oficinas de discussão e reuniões com a Secretaria de Educação.

Antes da abertura oficial, aulas experimentais vinham ocorrendo no novo distrito desde abril.

Proposta pela diretoria da escola, a ação visou promover a apropriação dos alunos, professores e comunidade escolar, de forma gradativa, do novo espaço.

“A ideia foi proporcionar uma experiência com a escola, ajudando os alunos a se familiarizar com o local e a compreender que esse espaço é deles. Além disso, foram promovidas oficinas com eles e realizamos projetos abordando o momento de transição”, afirma a analista de Educação, Cultura e Turismo da Fundação Renova, Maria Fernanda Massimo.

Cooperação provisória

Após a realização de aulas experimentais, de abril a julho, o novo espaço recebe cerca de 130 alunos

Neste primeiro momento, para viabilizar a operacionalização da escola, a Fundação Renova e a Prefeitura de Mariana firmaram um acordo de cooperação durante um período de seis meses.


Deste modo, ficou estabelecido que a Fundação forneça apoio administrativo até a entrega definitiva para a prefeitura – como prover serviço de saúde e segurança, disponibilizar transporte a funcionários e alunos, além de fornecer materiais para o funcionamento do novo espaço.

Foto: capa Juan Franco – Tutano

Luan Guedes/Coletivo E e Fundação Renova

Publicidade