Alunos do curso de artes cênicas da UFOP produzem filme curta metragem de terror

Publicidade _

No segundo semestre de 2022, a disciplina Oficina de Criação A, ministrada pela professora Aline Andrade do Departamento de Artes Cênicas (Deart) da UFOP, deu origem ao curta-metragem “Onde as paredes falam”.

Com um roteiro original escrito pela talentosa aluna Laura Sarcedo, a trama gira em torno de um viajante que busca hospedagem barata e tranquila na cidade de Ouro Preto, mas acaba caindo em uma armadilha arquitetada pelos proprietários de uma hospedaria, ambientada no Grande Hotel da cidade. Inspirada no conto “O retrato oval” de Edgar Allan Poe e nas experiências vivenciadas durante a disciplina, Laura desenvolveu uma narrativa intrigante e envolvente.

Para a roteirista, a disciplina foi fundamental para a produção do filme. “Foi uma experiência nova e muito gratificante. Participar de processos audiovisuais foi um grande aprendizado, e a produção de curta-metragem em equipe foi fundamental para a execução do projeto”, destaca.

A professora Aline Andrade, responsável pela disciplina, explica que o objetivo é ensinar o funcionamento de uma equipe de filmagem e como se organiza. “No conteúdo, há um panorama geral de cada função técnica ou criativa da equipe necessária para realização de um filme”, esclarece.

A produção do filme foi subsidiada pelo grupo de pesquisa Midiactors – Coletivo de Mídia Cênica, também orientado pela professora Aline Andrade. Além dos alunos da disciplina, a produção contou com o apoio de um bolsista do Programa Pró-Ativa do Laboratório de Audiovisual do Deart.

“Onde as paredes falam” é um exemplo de como a união de talentos pode resultar em uma obra de qualidade. Com uma equipe técnica e criativa competente, o filme promete ser um sucesso no mundo do cinema.

Assista ao curta:
Publicidade