Após o Edital Fazendo Arte, Tear da Serra faz doação para Prefeitura e Apae.

Os produtos doados tem como destino a loja da Apae, já os estandartes recebidos, serão expostos na Casa da Cultura.

Associação Tear da Serra, surgiu do resgate de um costume antigo, a tecelagem e bordados de peças a partir do uso do tear de pregos.
Publicidade _

Aconteceu na última terça-feira (08) a entrega de produtos artesanais a Prefeitura de Santa Bárbara e a Apae. Os itens foram doados pela Associação de Artesãs do Distrito de Barra Feliz, no Memorial Affonso Penna.

O projeto que também é integrante do Edital Fazendo Arte, tem seus impactos positivos na sociedade. Uma vez que, os produtos como: jogos americanos, capas de almofadas e kits contendo pano de prato e colher de pau foram doados para a loja da Apae. Os itens serão vendidos como forma de complementar a renda da instituição, ao todo foram doadas 203 peças.

Além disso, as artesãs também produziram uma série de 10 estandartes que foram doados ao Município, os quais serão expostos na Casa da Cultura. As peças retratam os patrimônios históricos e imateriais da cidade como o Museu Antoniano, a Igreja do Rosário e a Cavalhada de Brumal.

Publicidade
_

Formada por um grupo diverso, de 10 donas de casa, a Associação que também é conhecida como Tear da Serra, surgiu do resgate de um costume antigo, a tecelagem e bordados de peças a partir do uso do tear de pregos.

Há mais de 50 anos em Barra Feliz uma moradora ilustre, a Dona Odete Squarcio, ensinava a arte de tear para as meninas da região. Apesar do costume da tecelagem ter se perdido durante os anos, com a associação esta tradição pode ser reinventada e revivida.

Publicidade