Aprendendo com o Pé na Estrada: alunos de escolas de Itabirito participam de mais uma etapa do programa

Aprendendo com o Pé na Estrada: alunos de escolas de Itabirito participam de mais uma etapa do programa
Publicidade _

Visitas de campo e conhecimento histórico e cultural compartilhado. Essa é a experiência proporcionada a alunos do 7° ano das escolas municipais por meio do projeto “Aprendendo com o Pé na Estrada”. Cerca de 450 alunos de Itabirito vão participar da edição deste ano.

O projeto, realizado pela Prefeitura, por meio de parceria entre as Secretarias de Patrimônio Cultural e Turismo, de Educação, Transportes, Segurança e Trânsito e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, oportuniza aos estudantes o aprendizado sobre o contexto histórico brasileiro, mineiro e itabiritense ao percorrer seis quilômetros do trecho da Estrada Real que corta Itabirito, no distrito de Acuruí.

Os alunos percorrem o caminho que conta com fazendas com casarios típicos do período colonial, ruínas de muros de pedras e outros atrativos que remontam ao chamado ciclo do ouro.

Encantamento dos alunos

O caminho percorrido e o conhecimento apresentado durante o trajeto despertam a curiosidade e o encantamento dos alunos.

“Estar aqui, onde nossos antepassados viveram, proporciona a oportunidade de reviver todos os costumes e modos de vida deles. A gente consegue compreender ainda mais o que aprendemos em sala de aula”, afirma o aluno do 7° ano do Centro Educacional Municipal de Itabirito (Cemi), Carlos Eduardo de Sousa.

“Esse projeto agrega ao aprendizado dos alunos e oportuniza experiências reais em contato com a história e a cultura do município. Os caminhos percorridos durante a visita apresentam uma aula de história a céu aberto, proporcionando contato com ruínas e atrativos naturais que remontam ao passado e ajudam a construir o presente”, finaliza a secretária de Patrimônio Cultural e Turismo, Júnia Melillo.

Publicidade