A Câmara Municipal de João Monlevade aprovou em primeiro turno projeto de lei que institui a campanha “Maio Vermelho” no município.
A proposta visa conscientizar a população sobre os acidentes vascular cerebrais (AVC) através de diversas ações coordenadas pelo Poder Público, entidades civis e profissionais da saúde.
Os autores da proposta são os vereadores Belmar Diniz (PT), Marquinho Dornelas (Republicanos), e Thiago Titó (MDB).
Na justificativa da matéria, eles destacaram a importância da iniciativa devido à gravidade e à frequência dos AVCs.
Ainda segundo o texto, “os AVC´s representam uma das principais causas de morte, de incapacitação e de internações em todo o mundo”.
Eles ressaltaram que a campanha também abordará fatores de risco como hipertensão arterial, diabetes e sedentarismo, incentivando a adoção de hábitos saudáveis e o reconhecimento precoce dos sintomas.
Dentre as atividades propostas pelo projeto estão a promoção de palestras, treinamentos, eventos, inserções publicitárias, entre outros.
Ainda de acordo com os parlamentares, a escolha do mês de maio para as atividades da campanha se deve à necessidade de adaptar a iniciativa ao contexto climático brasileiro, promovendo a conscientização durante o período de inverno.
Desde 2006 vem sendo empregado o dia 29 de outubro como data mundial para ações referentes aos AVC´s.
No entanto, essa data foi escolhida com referência nos países do hemisfério norte e está relacionada ao início do inverno (a chegada do frio gera um aumento no número de casos).
“Pensamos que mais adequado seria um mês de conscientização relacionado ao início do inverno no Brasil, portanto maio”, destacou Belmar Diniz.
A proposta agora segue para análise em segundo turno.