O jornal Clarín divulgou uma nova pesquisa de intenção de voto para a presidência da Argentina. O levantamento mostra uma vantagem importante do peronista Sérgio Massa, que aparece com 44,6%, em relação ao seu adversário, o ultradireitista Javier Milei, que está com 33,2% no segundo turno das eleições, no próximo dia 19.
Responsável pelo levantamento, o Proyección foi responsável pelas pesquisas mais próximas do cenário confirmado nas urnas, no dia 22 de outubro. O instituto publicou uma pesquisa às vésperas das eleições colocando Massa à frente de Milei, quando o cenário desenhado por outros institutos era vitória do ultradireitista ainda no primeiro turno.
A pesquisa indica, também, que há 8,3% de indecisos, 5,9% afirmam que votarão em branco ou nulo, e 7% que disseram que não votarão. O Proyección escutou 1.459 argentinos, em todo o território nacional, em entrevistas online, entre os dias 24 e 25 de outubro. A margem de erro é 2,6% para baixo ou para cima.
Esse é o terceiro levantamento publicado desde o fim do primeiro turno. O instituto Analogías divulgou um cenário similar ao Proyección, com Massa à frente, com 42%, seguido por Milei, que soma 34%.
O CB Consultora Opinión Pública, diverge das duas primeiras e, em seu levantamento, aponta uma vantagem tímida para Milei, que venceria o pleito, com 50,7%, à frente de Massa, que teria 49,3%. O segundo turno da eleição argentina está marcado para o dia 19 de novembro.