Argentinos conquistam o Super Ouro na Expoqueijo Brasil 2023

Mais de 1,2 mil queijos, de aproximadamente 400 produtores, provenientes de 11 países, participaram da competição em Araxá.
Publicidade _

Foram anunciados neste sábado (26), os medalhistas em 55 categorias e o grande campeão do Concurso Internacional de Queijos Artesanais da Expoqueijo Brasil, em Araxá, no Alto Paranaíba.

A disputa é uma realização da Bonare Eventos, em parceria com o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e suas vinculadas, Emater-MG, Epamig e IMA, além de diversas entidades ligadas ao setor.

O grande vencedor foi o Queijo Toscano, da marca argentina Quesería Ventimiglia. O produto concorreu na categoria Queijo de leite de vaca pasteurizado, com tempo de maturação de 91 a 180 dias e casca tratada.
Segundo o produtor Mauricio Couly, a inspiração do produto é suíça e leva o nome da sua terra na Argentina, Quatro Esquinas.

Publicidade
_

“Estou muito emocionado. Esse evento é maravilhoso para o Brasil e para toda a América Latina. Eu ainda não acredito, mas quero agradecer a todos os amigos brasileiros que fiz aqui. Muito, muito obrigado”, disse.

Premiações

Mais de 1,2 mil queijos, de aproximadamente 400 produtores, provenientes de 11 países, participaram da competição.
As premiações foram distribuídas entre primeiro colocado (ouro), segundo (prata) e terceiro (bronze).

Houve ainda classificação por categoria de queijos de leite de vaca, cabra, ovelha, búfala e da mistura de espécies, e a honraria máxima (super ouro).
Concorreram queijos que vieram de diferentes regiões do país, de 22 estados e de outros países.


Campeões de Minas

Larissa Goulart Ferreira e o marido, Rogério Júlio Ferreira, de Piumhi, no Oeste de Minas, conquistaram cinco medalhas, sendo duas de ouro, duas de prata e uma bronze com os queijos da marca Barão da Canastra.
Veteranos na Expoqueijo, o casal já havia vencido um ouro em 2022 e um ouro e uma prata em 2021.
Já o produtor Cássio Fonseca, de Alvorada de Minas, região do Serro, participou do Concurso Internacional de Queijos Artesanais da Expoqueijo pela primeira vez em 2023.
Mesmo iniciante na disputa, levou um ouro com o Queijo Juá, na categoria Queijo Minas Artesanal de Casca Florida, maturado por 30 a 90 dias.

“Essa conquista vai contribuir com o marketing, com as vendas e com a motivação da família, que trabalha muito, durante tanto tempo para produzir esse queijo, que é passado de geração a geração. Eu sou a quinta geração que produz esse queijo. É gratificante demais, além do prestígio e do reconhecimento, ter ganhado é uma verdadeira felicidade”, conta Cássio.

Foto: Paula Machado e Cássia Eponine

Publicidade