Arquidiocese de Mariana comemora 90 da construção do prédio do Seminário Maior São José

Arquidiocese de Mariana comemora 90 da construção do prédio do Seminário Maior São José
Publicidade _

O Seminário da Arquidiocese de Mariana celebrou de forma grandiosa os 90 anos da construção do Seminário Maior São José, também conhecido como Casa da Teologia. O Arcebispo Metropolitano, Dom Airton José dos Santos, foi o responsável por presidir a celebração eucarística festiva.

Durante a cerimônia, Dom Airton fez questão de lembrar aos seminaristas que a imponente edificação do Seminário Maior não é apenas um prédio, mas sim um símbolo que representa a formação de homens dedicados a servir a Deus e seu povo através da escola do Evangelho que é o Seminário de Mariana.

O Reitor do Seminário São José, Padre Sérgio José da Silva, destacou a importância desse marco de 90 anos, não apenas para relembrar aqueles que contribuíram para a história da instituição, mas também para ressaltar o papel fundamental que o Seminário desempenha na formação de grandes personalidades ao longo dos séculos. Além disso, ele enfatizou a relevância da casa como um celeiro de vocações para o presente e o futuro.

Tríduo preparatório

As festividades foram antecedidas por um Tríduo preparatório, realizado entre os dias 12 e 14 de agosto, onde formadores, formandos e amigos da instituição se reuniram para louvar e agradecer a Deus pela dádiva da vocação e pela história de quase 300 anos do Seminário de Mariana. Bispos, padres formadores e sacerdotes amigos marcaram presença nas celebrações eucarísticas realizadas diariamente.

No primeiro dia do Tríduo, Dom Francisco Barroso Filho, Bispo Emérito de Oliveira e filho do clero marianense, presidiu a missa em homenagem aos construtores e idealizadores do Seminário Maior.

No segundo dia, os Padres Adalberto Costa e Ramon Aurélio, representantes da Congregação da Missão, destacaram a importância da generosidade e humildade na formação dos seminaristas.

O terceiro dia contou com a presença do Bispo Diocesano de Colatina, Dom Lauro Sérgio Versiani Barbosa, que ressaltou a importância de estar em sintonia com o tempo presente, tanto na formação dos seminaristas quanto na atuação na sociedade como testemunhas da esperança.

Para encerrar as comemorações, o Coro do Seminário de Mariana apresentou o Concerto Musical “De Maria a José”, sob a regência da organista Josinéia Godinho.

Durante as celebrações, os seminaristas produziram um vídeo que retrata os 90 anos de história do Seminário São José. Confira s seguir:

Publicidade