A Arquidiocese de Mariana vai realizar o 7° Fórum Social pela Vida nos dias 26 a 29 de setembro, no Ginásio Poliesportivo, em Barão de Cocais, sob o tema “A terra clama por justiça e os pobres, por direitos” e lema “Eu ouvi o clamor do meu povo e desci para libertá-lo” (Ex 3,7-8).
As inscrições para o evento já estão abertas e os interessados em participar devem procurar as paróquias ou centro regionais para se inscrever. A taxa de inscrição para ajudar nos gastos do Fórum é de R$30,00.
O Fórum Social pela Vida é um evento da Arquidiocese de Mariana, realizado a cada três anos, confiado, em sua organização, à Dimensão Sociopolítica. Ele tem, como objetivo geral, debater temas atuais ligados diretamente à realidade de nosso povo, buscando a promoção da vida e da dignidade de todos como sujeitos de direitos, rumo à sociedade do bem viver.
A edição deste ano pretende reunir cerca de 600 pessoas. Dessas vagas, 150 são destinadas aos jovens. Para mais informações entre em contato com o (31) 3557-3167.
Histórico
O Fórum Social Arquidiocesano pela Vida nasceu a partir da realização do Fórum Social Mundial. Em 2001, deu-se concretamente a primeira edição do Fórum Social na arquidiocese de Mariana, na cidade de Ouro Branco.
A cada edição, o Fórum produz uma carta compromisso com uma série de definições que deve ser encaminhadas e implementadas. Essas propostas devem ser colocadas em práticas nos seguintes à realização do evento. Para auxiliar nos encaminhamentos das decisões assumidas em cada Fórum, desde a quinta edição, foi constituída uma equipe permanente do Fórum Social.
Essa equipe, vinculada à coordenação arquidiocesana da Dimensão Sociopolítica, desenvolve estratégias de metodologia e aplicação para que as decisões do Fórum Social sejam bem acolhidas em toda a arquidiocese de Mariana.