Início Cultura Arte Arte nas Estações abre nova temporada de itinerância com ações gratuitas do...

Arte nas Estações abre nova temporada de itinerância com ações gratuitas do programa educativo

Especialmente concebido para o projeto que leva obras do Museu Internacional de Arte Naïf ao interior de Minas, programa educativo mobiliza as comunidades de Ouro Preto, Congonhas e Conselheiro Lafaiete

Vista da exposição 'Sofrência'. crédito - Domi Valansi

O projeto Arte nas Estações não se restringe somente a apresentar uma parcela da coleção do Museu Internacional de Arte Naïf em Ouro Preto, Congonhas e Conselheiro Lafaiete. Uma das ações de destaque é o amplo programa educativo que tem como base a perspectiva social da arte. Com o intuito de gerar saberes em parceria com as comunidades locais, o projeto visa criar vínculos por meio de uma escuta ativa, estabelecendo processos educativos que promovam a articulação de ações formativas e culturais. Idealizado por Fabio Szwarcwald e curadoria de Ulisses Carrilho, o Arte nas Estações conta ainda com as educadoras Janaína Melo e Jana Janeiro na coordenação do programa educativo.

As exposições em itinerância Sofrência, A ferro e fogo e Entre o céu e a terra são concebidas e coordenadas para propiciar intensa vivência e imersão no universo da arte popular. Com a intenção de facilitar o entrelaçamento das obras expostas com a memória visual, cultural e musical brasileira, o programa educativo cria oportunidades de diálogo com professores, alunos, artistas, produtores culturais e a comunidade em geral. Além disso, o projeto Arte nas Estações oferece visitas educativas, formação com professores e educadores, programação cultural em articulação com o território, ações de acessibilidade e inclusão e uma plataforma virtual e interativa, por meio de QR codes, com conteúdos gamificados e um repositório virtual das experimentações e práticas do público.

Na cidade de Conselheiro Lafaiete, o programa educativo busca uma aproximação com artistas locais, como o designer gráfico, artista visual, arte-educador e gestor cultural Hélcio Queiroz. É realizada uma parceria entre a equipe do Arte nas Estações e Queiroz, que orienta oficinas de pintura para a comunidade local. O objetivo é instalar, ao final do projeto, uma intervenção permanente com 47m² de pintura naïf numa passagem para pedestres sob a linha férrea de Lafaiete.

O projeto Arte nas Estações, patrocinado pelo Instituto Cultural Vale, conta com a realização da RKF Consultoria e deixa um legado perene para as cidades nas quais é apresentado, promovendo a inclusão social e cultural por meio da arte.

Confira as datas e locais

OURO PRETO

Itinerâncias:

SOFRÊNCIA  02 fev a 09 abr 2023

A FERRO E FOGO – 22 abr a 18 jun 2023

ENTRE O CÉU E A TERRA – 8 jul a 3 set 2023

Paço da Misericórdia (antiga Santa Casa)

Rua Padre Rolim, 344

Ouro Preto – Minas Gerais

Horário de funcionamento: quinta a domingo, de 9h às 17h
Entrada gratuita | Classificação livre

CONSELHEIRO LAFAIETE

Itinerâncias:
A FERRO E FOGO – 03 fev a 09 abr 2023

ENTRE O CÉU E A TERRA – 20 abr a 18 jun 2023
SOFRÊNCIA – 6 jul a 3 set 2023

Estação Ferroviária

Rua Cel. Bento, 75 ou R. Mal. Floriano Peixoto, s/n, – Centro
Conselheiro Lafaiete – Minas Gerais

Horário de funcionamento: terça a domingo, de 9h às 17h
Entrada gratuita | Classificação livre

CONGONHAS

Itinerâncias:
ENTRE O CÉU E A TERRA – 04 fev a 09 abr 2023

SOFRÊNCIA – 19 abr a 18 jun 2023

A FERRO E FOGO – 7 jul a 3 set 2023

Museu de Congonhas

Alameda Cidade Matozinhos de Portugal, 77

Congonhas – Minas Gerais

Horário de funcionamento: terça a domingo, de 9h às 17h
Obs: O museu tem cobrança de ingressos a R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia), com gratuidade para todos os públicos às quartas.

Sair da versão mobile