Os trabalhos de restauração das artes sacras da capela de Nosso Senhor do Bonfim, situada na sede do município, serão iniciados. Eles fazem parte da segunda etapa do projeto de recuperação do patrimônio religioso do município e terá investimento de R$ 164.032,11.
As intervenções vão durar cerca de seis meses e contemplarão 11 peças, todas elas tombadas e dos séculos XVIII e XIX, sendo elas: 1 móvel de guarda (cômoda), 1 móvel de apoio (mesa), 2 imaginárias (Jesus Crucificado e Nossa senhora da Apresentação), 1 adereço de imaginária (coroa), 4 objetos de iluminação (castiçais) e 2 fragmentos de retábulos.
A Capela do Senhor do Bonfim é datada do final do século XVIII, mas, carece de documentação para esclarecimentos maior de sua história. Ela foi construída em madeira com as paredes em pau a pique.
O Projeto:
A recuperação das Artes sacras da Capela de Santa Quitéria foi a primeira etapa do projeto realizada em 2018, quando 12 objetos foram restaurados em um ateliê montado no consistório da Igreja Matriz.
A entrega das obras será realizada no próximo dia 22 de maio, durante a festa em homenagem à Santa Quitéria.
Foto: Acervo PMCA/Sérgio Mourão