Assinada a Lei que cria o programa Jovens de Ouro 2.0 em Ouro Preto

Programa será destinado à capacitação técnica-profissional de jovens entre 14 e 24 anos de idade

Lei que dispõe sobre o programa foi sancionada pelo prefeito na presença de vários vereadores.
Publicidade _

De acordo com o corpo da Lei, o programa destina-se à formação cidadã e profissional, sendo um instrumento de fomento ao primeiro emprego para a juventude do município como um todo.

Assim, o Programa será destinado à capacitação técnica-profissional de jovens entre 14 e 24 anos de idade, sendo realizado um processo seletivo anual pela Secretaria de Desenvolvimento Social, que também divulgará o Edital informando o número de vagas e as regras para participação.

Segundo o vereador Matheus Pacheco (PV), membro da comissão de reformulação do Programa, o novo Projeto Jovens de Ouro irá abranger todo o município. “Depositamos a nossa confiança por acreditar nesse projeto. Acompanhamos de perto, fizemos diversas reuniões. Vimos oportunidades de atender um clamor que não era só da Câmara, e sim de toda cidade”, apontou.

Publicidade
_

O presidente da Casa Legislativa, vereador Luiz Gonzaga do Morro (PL), falou sobre a importância da volta do Programa para a população. “A volta do Projeto Jovens de Ouro era uma das demandas mais aguardadas pela população, pois é muito importante que haja um programa municipal que cuide do futuro dos jovens ouro-pretanos”, destacou.

Segundo a Secretária de Educação, Deborah Etrusco, o Programa Jovens de Ouro 2.0 não irá se atentar apenas para o mercado de trabalho, mas irá, também, focar no desenvolvimento social da juventude. “Esse programa traz no seu escopo a preocupação que a gente precisa ter com esses jovens. Não é só preparar para o mundo do trabalho, mas preparar esses jovens para a vida”, disse.

De acordo com o prefeito Angelo Oswaldo, a reestruturação do Programa Jovens de Ouro fará com que os jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica encontrem segurança e apoio, além de encontrar novas oportunidades no mercado de trabalho. ”Então, resgatamos a memória do programa, que foi tão bem realizado anteriormente”, ressaltou.
Estiveram presentes na cerimônia de assinatura os vereadores Alex Brito (Cidadania), Júlio Gori (PSC), Luiz Gonzaga do Morro (PL), Luciano Barbosa (MDB), Matheus Pacheco (PV), Vantuir Silva (PSDB) e Wanderley Kuruzu (PT).

Foto: Acom/CMOP

Publicidade