Foi assinada nesta sexta-feira (10), a ordem de serviço para a construção da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) do Barreiro.
A assinatura aconteceu na MG 129, local onde será erguido o imóvel e contou com a presença de moradores da região.
De acordo com a Secretaria Municipal de Obras, Transporte e Trânsito (SMOTT), os trabalhos começam na próxima semana.
A previsão é de que as obras sejam concluídas em setembro com investimentos superiores a R$ 2,4 milhões.
A secretária municipal de Saúde de Itabira, Fabiana Machado, explicou a necessidade da construção da UBS no Barreiro.
Atualmente, o Programa Saúde da Família (PSF) da região atende a 3.546 pessoas e está abrigado em uma imóvel alugado.
A nova UBS, totalmente equipada e estruturada, proporcionará mais conforto e segurança aos usuários e profissionais da saúde.
Entre outros espaços, a unidade contará com banheiros com acessibilidade; três salas de atendimento multiprofissional; consultório odontológico; salas de espera, esterilização, lavagem e desinfecção de materiais, vacinação, triagem e de curativos; vestiários; escovário; além de vaga para ambulância.
Em seu discurso. o prefeito itabirano Marco Antônio Lage, ressaltou o esforço da gestão municipal em cumprir as metas de seu plano de governo.
Ele reforçou que uma das prioridades do Governo Municipal é o investimento na saúde pública.
investimentos
“Estamos investindo nos hospitais, em cirurgias eletivas, na reforma dos pontos de apoio da região rural, reforma e construção de novas unidades de saúde. Aqui no Barreiro, além da construção desta UBS, investiu em diversas obras. A drenagem e pavimentação de várias ruas do bairro já estão 90% concluídas. A população contou ainda com instalação de academia ao ar livre e expansão de iluminação pública. Além disso, há a construção do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Dinorah de Alvarenga, cuja obra está 90% concluída, e a reforma completa da Escola Municipal Antônio Camilo Alvim. A construção de uma nova quadra de esportes também já foi licitada”.
Nesta linha, o prefeito lembrou inclusive que programas do Governo Municipal também fazem parte da vida dos moradores do Barreiro.
No momento, três famílias são atendidas pelo Aprendiz Social; sete famílias integram o Facilita e outras 109 o Facilita Moeda. O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) atende a 32 famílias.
Foto: Filipe Augusto