A Administração Municipal de João Monlevade, com intuito de melhorar o sistema de acolhimento dos animais recolhidos nas ruas, vai reformar a estrutura do canil municipal. A ordem de serviços para as obras foi assinada na manhã desta terça-feira (1º de novembro), no gabinete do prefeito Dr. Laércio Ribeiro (PT). Na ocasião, o chefe do Executivo reafirmou que a reformulação do canil é prioridade da sua gestão. “Assumimos com o compromisso de melhorar a estrutura do abrigo dos cães. Esta é a primeira obra, mas não é a definitiva. Temos muito a fazer. A reforma vai deixar o canil mais convidativo”, falou o prefeito que agradeceu o trabalho de todos os voluntários da causa animal. “Vamos juntos nesta luta”, reforçou.
O vice-prefeito e secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Fabrício Lopes (Avante), destacou a importância da reforma e lembrou que a última vez que o local passou por melhorias foi a cerca de 10 anos, na gestão do ex-prefeito Gustavo Prandini (atual vereador monlevadense pelo PTB). “Em momento algum faltou vontade da nossa administração em melhorar o canil. Estamos desde o início lutando para oferecer uma melhor estrutura aos cães abrigados. Agora, o dinheiro para a obra está em caixa e queremos um serviço de qualidade e ágil”, apontou Fabrício.
Mais condição
O Secretário de Obras, Eduardo Bastos, foi quem apresentou o projeto inicial da reforma do canil. Ele explicou que a proposta vai proporcionar melhores condições de infraestrutura para o tratamento e o abrigo dos animais. A empresa responsável pelas obras é a Sondart Sondagens, Fundações e Serviços, que deve iniciar os trabalhos nos próximos dias.
No local, a área de 2.600m² será delimitada com a construção de baias individuais, todas elas com sistema de drenagem. Além disso, de forma mais moderna, os cachorros serão acondicionados num sistema de gestão de vista, ficando visíveis tanto para a parte administrativa do canil quanto para quem passar próximo ao local.
Dia de comemorar
A assinatura da ordem de serviço foi acompanhada pelo vereador líder do prefeito na Câmara, Belmar Diniz (PT). Ele destacou o engajamento dos voluntários e celebrou. “Hoje é dia de comemorar. A administração do prefeito Dr. Laércio e do vice Fabrício possuem um olhar diferenciado. As reformas não são as soluções definitivas para o canil, mas vão possibilitar que os animais sejam tratados como merecem”, falou. O vereador Gustavo Prandini também endossou o trabalho dos voluntários e enfatizou que as obras são fruto do esforço conjunto. “Cada um está ajudando como pode em nome da causa animal”. Já o parlamentar presidente da Comissão de Saúde, Saneamento Básico e Meio Ambiente, Revetrie Teixeira (MDB), ponderou a necessidade de capacitar profissionais para atuar no canil. “Agora é trabalhar na construção de bons profissionais”, pediu.
Representantes da causa animal também acompanharam de perto o anúncio das obras para o canil. A presidente do Conselho Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal de João Monlevade (Compa), Gerusa Cristina Barcelos Ambrósio, e o vice-presidente, Carlos Alberto dos Santos, foram unânimes ao ressaltar que as ações do Conselho serão direcionadas para somar à administração municipal. O que foi balizado pela diretora da Associação Companhia do Bem, Daniela Fonseca de Paula. “Esperamos há anos esta reforma e estamos mais do que nunca dispostos a ajudar”, disse.
Também estiveram presentes à assinatura da ordem de serviços o assessor de governo, Gentil Bicalho, o secretário de Meio Ambiente, Samuel Domingos, o chefe de Gabinete, Geraldo Giovani Silva, o presidente da Câmara de Vereadores, Gustavo Maciel (Podemos), a representante da Sondart, Marina Costa Lima Torres Gervário, e voluntários da causa animal.