O preço do petróleo bruto teve forte alta, após os ataques de sábado (14) em duas instalações petrolíferas na Arábia Saudita.
O índice Brent ultrapassou os US$ 71 por barril, logo depois do começo do pregão desta segunda-feira (16) em Londres, o que representa mais de 18% em relação à semana passada.
Em Nova York, o índice deu um salto de 15%, para mais de US$ 63 por barril.
Os preços se acalmaram à medida em que o pregão continuou. Mas às 11h (horário do Japão), o preço futuro do petróleo nos mercados-chave ainda estavam cerca de 10% mais altos do que na semana anterior.
Norte-americanos
Os ataques causaram a queda na produção dos normais 10 milhões de barris/dia para cerca da metade. Fato que levou os EUA a se preparar para liberar suas reservas de petróleo, fato que ajudou a conter a alta dos preços. Novas altas são possíveis até que se saiba mais detalhes sobre a capacidade de produção da Arábia Saudita.
O presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, afirmou que os EUA estão esperando que a Arábia Saudita se manifeste sobre quem acredita ser o autor do ataque e como devem proceder.
Oo secretário de Estado, Mike Pompeo, já havia “deixado claro que o regime iraniano é o responsável” pelos ataques.
Insurgentes Houthi, apoiados pelo Irã no Iêmen, assumiram a autoria dos ataques. O Irã nega envolvimento.
*Da Redação com informações da ABr
Foto: Reuters