Autorizado o retorno às aulas presenciais na rede pública de ensino em Itabira

Decreto prevê retorno gradual a partir do dia 20 de setembro

Publicidade _

A Prefeitura de Itabira autorizou o retorno presencial, de forma híbrida, nas escolas municipais e estaduais, com revezamento de alunos. O retorno presencial acontece gradualmente a partir do dia 20 de setembro e deve seguir o Protocolo Sanitário de Retorno às Atividades Escolares Presenciais.
A Secretaria Municipal de Educação (SME) vem desenvolvendo ações para o retorno seguro das aulas presenciais na rede. Algumas unidades de educação infantil já retornaram em formato presencial.
A volta às escolas teve início no mês de agosto com a abertura de nove Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) e unidades conveniadas.

O retorno gradual foi para alunos do maternal II, com crianças de três a quatro anos incompletos. Toda a área escolar foi adaptada para receber os alunos de forma segura. Agora, com todos os professores já imunizados com a segunda dose da vacina contra a Covid, as escolas retornam de maneira gradual.

Segundo a secretária municipal de Educação, Luziene Lage, na segunda-feira que vem (13), mais 11 unidades de creches estarão retornando com o maternal II em sistema integral. Os demais alunos do ensino básico, do 1º e 2º períodos, devem retornar a partir do dia 27 de setembro. “Vamos trabalhar nas próximas semanas com toda tratativa para que o ensino híbrido possa realmente acontecer. Temos crianças que as famílias vão encaminhar para o ensino presencial, outras não. Então, é necessário o cuidado para termos o ensino a distância como opção. E o ensino presencial vai obedecer todos os protocolos, com plano de ação de cada unidade e com organização da acolhida dos profissionais e alunos”, relata a secretária.

Publicidade
_

Mais uma ação da SME foi o lançamento da cartilha “É hora de voltar a Escola”, com orientações de um retorno presencial escolar seguro durante a pandemia. A cartilha ilustrativa foi lançada em agosto e contém orientações fundamentais para os alunos. Ela também está disponível na versão digital, que pode ser baixada no site da Prefeitura.

Foto: PMI

Publicidade