O maior avião comercial fabricado pelo Brasil fez nesta quarta-feira (16), pela companhia aérea Azul, o voo inaugural, partindo de Viracopos, em Campinas (SP), para Brasília. Fabricada pela Embraer, a aeronave E195-E2 tem capacidade para levar até 146 passageiros, 18 a mais que a versão anterior E195, e consumindo cerca de 25% menos combustível.
O presidente da Azul, John Rodgerson, informou que a empresa já encomendou 50 unidades do novo avião, que devem ser recebidas nos próximos dois anos. Ele disse que, hoje, a Azul voa para 105 cidades e tem a intenção de chegar a 150 destinos nos próximos cinco ano.
O voo inaugural, apenas com convidados, decolou de manhã do Aeroporto de Viracopos, um dos mais utilizados pela empresa aérea, e pousou em Brasília, onde o avião foi lançado em solenidade da qual participaram os ministros da Casa Civil, Onyx Lonrezoni, e da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas.
A partir de 8 de novembro, o E195 E2 passa a voar em duas rotas operadas pela Azul no Nordeste.
A Azul deve operar voos com o novo avião em cinco destinos. As rotas sairão de Viracopos e Confins, em Minas Gerais, para cidades como Brasília, Curitiba e Porto Alegre. O avião também deve voar saindo de Maceió, em Alagoas, e Petrolina, em Pernambuco, para Salvador, na Bahia.
O novo avião da Embraer pode alcançar a distância de até 4.537 quilômetros e voar à velocidade de 870 Km/h. O E195-E2 tem ainda capacidade para transportar maior volume de carga útil, o que deve ajudar a Azul, empresa que já utiliza aviões da Embraer, a operar novos destinos.
ABr