Bandas de música de Mariana recebem os almanaques gravados com composições de marianenses

Publicidade _

A Secretaria de Cultura, Turismo e Patrimônio realizou a entrega dos Almanaques Dobrados de Mariana às 11 bandas de música da cidade. A cerimônia aconteceu no Cine Teatro Municipal e contou com a presença de representantes das bandas, além de homenageados e autoridades, como o prefeito Duarte Júnior, que destacou a importância desse trabalho.

“O almanaque é um importante registro histórico que busca preservar a memória das nossas bandas e renomados compositores marianenses, autores dos dobrados gravados. Além disso, através desse almanaque, muitos poderão conhecer um pouco da história de cada corporação, bem como a história do autor da música e do local de gravação que cada uma escolheu”, destacou Duarte.

A gravação do DVD é considerada como o maior e único projeto de registro em um município em Minas Gerais, segundo os produtores. A iniciativa é, além de uma maneira de propagar a cultura marianense, um incentivo as bandas. “O projeto é um estímulo para todos. A partir do momento que tomamos consciência que muitos irão conhecer o nosso trabalho nos empenhamos a crescer mais. Sem falar que isso acaba atraindo mais músicos”, disse o maestro e compositor Daltro de Paulo Novais.

Além da entrega dos almanaques, o secretário de Cultura, Efraim Rocha, aproveitou o momento para anunciar os nomes dos homenageados como personalidade da música no Encontro de Bandas de 2020, sendo Geraldo de Jesus Gomes, conhecido como senhor Padre, e Ataliba Dultra, in memorian. Outro anuncio do secretário foi a conquista de uma sala no Museu da Música para as bandas da cidade. “Teremos um espaço no Museu para contar a história de cada banda. Além disso, foi firmado um acordo de intenções entre o Município e o Museu para que as bandas tenham diversas oportunidades de engrandecimento do trabalho desenvolvido por elas”, destacou Efraim.

ALÉM DA PRIMEIRA CAPITAL

No final da cerimônia, foi anunciado aos representantes das bandas que cada uma fará uma apresentação em outra cidade e levará algumas edições do almanaque, para que o trabalho seja divulgado. Para decidir qual seria a cidade de destino de cada uma, houve um sorteio entre elas. As apresentações serão feitas em 2020, até o fim do ano.

Publicidade