A partir da instalação de Filtro Prensa em seu processo industrial, no final do ano passado, a Hindalco iniciou o processo de descomissionamento da barragem de Marzagão, previsto para ser concluído em cinco anos.
No primeiro passo, a empresa investiu cerca de R$23 milhões na instalação do Filtro Prensa, equipamento que retira cerca de 80% da água dos rejeitos e permite o empilhamento a seco do mesmo.
Com a instalação do Filtro Prensa houve a redução de consumo operacional de 360 mil litros de água por dia ao permitir a sua reutilização. A técnica é pioneira no país.
Para concluir o processo de descomissionamento da barragem, a empresa cumprirá etapas como a construção de modelo de vertedouro de superfície, em substituição ao modelo atual de tulipa, elaboração de projetos de engenharia, aprovação junto ao órgão ambiental do Estado de Minas Gerais e execução das obras.
Atualmente as atividades em Marzagão são de continuidade do monitoramento e manutenção da estrutura, a partir do aumento da rede de controle, instalação de novos equipamentos e ampliação da rotina de vistorias.
A empresa informou que os Planos de Atendimento de Emergência da barragem foram protocolados e atualizados em 2016 e 2017, junto às Prefeituras e Defesas Civis de Ouro Preto e Mariana, além da Defesa Civil Estadual.
Recentemente, as Defesas Civis de Ouro Preto e Mariana solicitaram a apresentação do estudo de Dam Break (Estudo Hipotético de Ruptura de Barragem) o que acontecerá nos próximos dias.
Este estudo é obrigatório para barragens de mineração e não de barragens industriais. Mas será realizado e apresentado pela empresa.
Os dados sobre a represa foram divulgados nesta quarta-feira (13), em encontro com a imprensa da região, na unidade de Ouro Preto.
Sobre a Barragem Marzagão
Barragem industrial com fiscalização de responsabilidade da Feam – Fundação Estadual do Meio Ambiente;
Início das operações em 1974;
Alteada pelo método à jusante;
Recebeu rejeito até Dezembro/2018 ;
Altura: 58 metros
Comprimento da Crista 145 metros;
Largura da crista: 5 metros;
Área do reservatório (cota 1189): 196.184,47 m²;
Volume do Reservatório: 4, 68 milhões m³;
Classe III (DN 87 COPAM);
Estrutura extravasora dimensionada para o tempo de retorno de 10.000
anos;
Plano de Atendimento a Emergência (PAE) protocolados e atualizados
em 2016 e 2017.
Programa de Visitas à barragem Marzagão
A empresa mantém um programa de visitas à Barragem do Marzagão desde 2015. Cerca de mil pessoas da comunidade e funcionários participaram do programa. Os interessados em conhecer a represa deverão entrar em contato com a Hindalco pelo número: (31) 3559 9000.