O Betis Futebol Clube vem para sua quarta participação na competição estadual.
Neste final de semana, mais precisamente no domingo (29), o único time profissional da Região dos Inconfidentes faz sua estreia na Segunda Divisão do Campeonato Mineiro (terceiro nível). Trata-se do Betis Futebol Clube.
O Mundo dos Inconfidentes contará sobre a história do clube, momento atual, entre outros fatores. Atualmente, o Clube é dirigido, em questões de administração, pelo presidente e fundador do projeto, Raul Moreno. Já em campo, é comandado pelo treinador Roberto Gaúcho (este que deixaremos um espaço reservado ao decorrer da matéria).
A HISTÓRIA
O Betis teve início como um projeto social, ainda em Caxias do Sul (RS). Foi criado em 1999, e tinha o intuito de ‘tirar crianças, jovens e adultos das situações ruins que o mundo atual oferece’.
Em 2016, já em Ouro Branco, o Clube iniciou o processo de filiação com a Federação Mineira de Futebol (FMF), começando pelas categorias de base (Sub-15 e Sub-17). No mesmo ano, o Betis já disputou o Campeonato Mineiro de ambas categorias.
Dando sequência no projeto, em 2017, o Clube criou a equipe profissional, filiando-se a Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Naquele ano, o Betis disputou pela primeira vez o Campeonato Mineiro.
Disputando a Segunda Divisão do Campeonato Mineiro, o Betis ainda não conseguiu alcançar a segunda fase, todavia, neste ano, mesmo com inúmeras dificuldades impostas – principalmente pandemia – a expectativa é boa.
A TEMPORADA
Mesmo com inúmeros fatores adversos, toda a comissão técnica anseia por uma boa temporada 2020/2021. A preparação física realizada no Clube, mesmo com a pandemia, se manteve e mostrou intensa. Segundo o preparador físico da equipe, nada diminuiu de ritmo, pelo contrário, o trabalho foi árduo visando à competição estadual.
Para a primeira rodada, o Betis encontrou alguns contratempos devido à documentação de atletas. Alguns jogadores, mesmo treinando há meses, não saíram no BID, e, portanto, ficam de fora da estreia pelo Clube ourobranquense.
O COMANDANTE
O atual treinador do Betis Futebol Clube é nada mais nada menos que Roberto Gaúcho. Como jogador, Roberto tem passagens por clubes como Grêmio, Vasco, Huracán (Argentina) e Cruzeiro. Este último citado, foi onde o ex-atacante mais se destacou. Com a camisa celeste, Roberto conquistou duas Copas do Brasil (1993 e 1996), uma Libertadores (1997), entre outros títulos importantes. O técnico era conhecido como o “Artilheiro das decisões”.
O comandante técnico do Betis iniciou sua carreira de treinador menos de cinco anos após sua aposentadoria, e hoje, aos seus 52 anos de idade, é o responsável por dirigir a equipe da Região dos Inconfidentes.
O CAMPEONATO
No próximo domingo (29), o Betis faz sua estreia oficial na temporada contra o Contagem Esporte Clube. Contudo, a partida será disputada na Arena Vera Cruz, em Betim. O início do jogo está previsto para às 15 horas (horário de Brasília).
Ademais, a equipe ourobranquense se encontra no grupo B do torneio, e terá as seguintes equipes como adversárias: SC Aymores (Ubá), União Luziense (Santa Luzia), América (Teófilo Otoni) e Contagem E.C. (Contagem).
Nas últimas edições do campeonato, em nenhuma das oportunidades a equipe conseguiu avançar à segunda fase, porém, desta vez a expectativa de todo o Clube é de um resultado diferente, e melhor, para seguir dando alegrias à região.