Biden desiste da corrida presidencial

Biden publicou carta na rede X

O atual presidente apoiou oficialmente a candidatura de Kamala Harris, sua vice-presidente, como próxima candidata do Partido Democrata, em carta publicada na rede X, quando anunciou sua desistência à corrida presidencial dos Estados Unidos.
Publicidade _

O atual presidente dos EUA e concorrente do Partido Democrata a reeleição, Joe Biden, retirou sua candidatura neste domingo (21).
Ele fez o anúncio através de uma carta aberta em sua conta no X (ex-Twitter).
Joe Biden havia sido o vencedor das primárias democratas, concorrendo sem oposição, mas a sua candidatura ainda seria oficializada na Convenção Nacional dos Democratas, que está marcada para acontecer entre 19 e 22 de agosto.

O atual presidente apoiou oficialmente a candidatura de Kamala Harris, sua vice-presidente, como próxima candidata do Partido Democrata.
Nomes de peso dentro do partido, Bill e Hilarry Clinton também apoiaram Harris como candidata presidencial.
Harris no entanto, ainda terá que disputar com outros possíveis candidatos seu posto como presidenciável.
O apoio de Biden, contudo, lhe garante muitos dos votos que ele próprio teria recebido na convenção.


A mensagem do atual presidente


“Meus companheiros americanos,
Nos últimos três anos e meio, fizemos grandes progressos como nação.
Hoje, os Estados Unidos têm a economia mais forte do mundo. Fizemos investimentos históricos na reconstrução da nossa nação, na redução dos custos dos medicamentos prescritos para os idosos e na expansão dos cuidados de saúde acessíveis a um número recorde de americanos. Fornecemos cuidados extremamente necessários a um milhão de veteranos expostos a substâncias tóxicas. Aprovou a primeira lei de segurança de armas em 30 anos. Nomeada a primeira mulher afro-americana para a Suprema Corte. E aprovamos a legislação climática mais significativa da história do mundo. Os Estados Unidos nunca estiveram melhor posicionados para liderar do que estamos hoje.
Sei que nada disso poderia ter sido feito sem vocês, povo americano. Juntos, superamos uma pandemia que ocorre uma vez num século e a pior crise econômica desde a Grande Depressão. Protegemos e preservamos nossa democracia. E revitalizamos e fortalecemos alianças em todo o mundo.
Foi a maior honra da minha vida servir como seu presidente. E embora tenha sido minha intenção procurar a reeleição, acredito que é do interesse do meu partido e do país que eu me demita e me concentre exclusivamente no cumprimento dos meus deveres como presidente durante o resto do meu mandato.
Falarei com a nação esta semana com mais detalhes sobre minha decisão.
Por enquanto, deixe-me expressar minha mais profunda gratidão a todos aqueles que trabalharam tanto para me ver reeleito. Quero agradecer à vice-presidente Kamala Harris por ser uma parceira extraordinária em todo esse trabalho. E deixe-me expressar o meu sincero agradecimento ao povo americano pela fé e confiança que depositou em mim.
Acredito hoje no que sempre acreditei: que não há nada que os americanos não possam fazer — quando fazemos isso juntos. Só temos que lembrar que somos os Estados Unidos da América”.

Rússia: esconderam a verdade do público


A representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, comentou a decisão do presidente dos EUA, Joe Biden, de se retirar da corrida eleitoral.

Em Wisconsin, no dia 7 de maio, estado que pode ser decisivo este ano, e onde Biden venceu Donald Trump por menos de 1% na eleição de 2020, o presidente seguiu à risca a estratégia da campanha. Em um comício para 500 pessoas, fez piada com a própria idade e avisou: “Eu continuo na disputa e vou derrotar Trump”. Foto: @joeBiden via Fotos Públicas

“O próximo passo deveria ser investigar a conspiração da mídia e dos círculos políticos americanos que escondeu a verdadeira situação sobre seu estado mental, manipulando a opinião pública e jogando junto com um partido político”, disse

De acordo com Zakharova, não se pode nem dizer que a decisão de abandonar a corrida foi feita pelo próprio Biden.
“O mundo inteiro está trabalhando com o documento que foi publicado em seu nome, mas, vocês devem concordar, não foi uma declaração oral, não foi uma declaração verbal, não foi uma declaração feita na presença de jornalistas”, disse Zakharova em declaração ao programa Soloviev.
“Vejam aonde a chamada democracia americana nos trouxe: afinal, você e eu não podemos nem dizer se foi tomada por Biden ou se foi feita para Biden.”

‘Pior presidente da história’


Em declaração à CNN, o ex-presidente Donald Trump descreveu Biden sendo “de longe o pior presidente da história do nosso país”.
O candidato do Partido Republicano disse ainda que vê em Kamala Harris uma oponente mais fraca do que Biden.
Pesquisas eleitorais, contudo, colocam os dois candidatos tecnicamente empatados no voto popular.

Publicidade