Biden e aliados europeus discutem tensões no Oriente Médio e cessar-fogo em Gaza –

Acordo difícil no Oriente Médio

Estados Unidos, França, Reino Unido, Alemanha e Itália apelaram hoje a Israel e ao movimento islamita palestiniano Hamas para concluírem rapidamente um acordo de cessar-fogo na Faixa de Gaza, instando Teerã a não atacar o Estado hebreu.
Publicidade _

O presidente norte-americano, Joe Biden, falou nesta segunda-feira com líderes de França, Alemanha, Itália e Reino Unido.

O objetivo foi discutir como aliviar as tensões no Oriente Médio e chegar a um cessar-fogo em Gaza, segundo a Casa Branca.
Em um comunicado conjunto publicado pela Casa Branca, os líderes dos cinco países disseram que apoiam o pedido de Estados Unidos, Catar e Egito por novas negociações para um cessar-fogo em Gaza com o objetivo de chegar a um acordo o mais rápido possível.
Biden apresentou uma proposta de cessar-fogo de três fases em um discurso em 31 de maio.
Desde então, Washington e mediadores regionais estão tentando organizar um acordo de cessar-fogo em troca de reféns.

Porém, encontraram vários obstáculos.
Na próxima quinta-feira, Egito, Estados Unidos e Catar farão uma nova rodada de negociações de cessar-fogo.
O comunicado conjunto de hoje enfatizou que “não há mais tempo a perder”.
Também expressou apoio a Israel contra qualquer ameaça iraniana e pediu distribuição e entrega de auxílio humanitário em Gaza.
Há um risco maior de uma guerra mais ampla no Oriente Médio após os assassinatos recentes do líder do Hamas, Ismail Haniyeh, e do comandante militar do Hezbollah, Fuad Shukr, em Beirute, que provocaram ameaças de retaliação contra Israel.

A tensão só aumenta na região e forças militares de Israel estão em alerta máximo.

Foto: rede socais

Publicidade