O Memorial Minas Gerais Vale se prepara para receber a edição 2024 do Boa Noite Memorial.
Sua tradicional virada criativa que reúne shows musicais, performances, intervenções, oficinas, teatro, dança, circo, artes visuais e muito mais.
A partir das 13h do dia 27 de julho, sábado, até às 2h da manhã de domingo, 28, o público poderá desfrutar de uma programação diversa e gratuita com 30 atrações.
O roteiro conta na abertura com uma reverência aos povos tradicionais, com a demonstração de modalidades de jogos da Aldeia Katurãma que apresenta suas danças típicas e cantos; o Congado dos Arturos; show da cantora Majur; do pianista Jonathan Ferr, um dos nomes mais celebrados na nova geração do jazz brasileiro; leitura dramática “A Carniceira”, com Rejane Faria e Bárbara Colen; Desculpe o Auê, uma festa com a personalidade da musa Rita Lee, o gingado do Djonga e o eco emocional da Alcione, entre outras atrações.
Todas as atrações são gratuitas.
Os eventos que acontecem nos ambientes internos do Memorial Vale estão sujeitos a lotação.
Os ingressos devem ser retirados com 30 minutos de antecedência na recepção do museu.
Mais espetáculos
A programação musical inclui shows de Pé de Sonho, Raquuel Koan, Pejota com participação de Mac Júlia, Jonathan Ferr, Totô de Babalong e DJs.
Além disso, haverá oficinas criativas, como a de construção de brinquedos “Ecológico Clown”, e atividades interativas, como a “Caçadores da Memória”.
Durante o Boa Noite Memorial, o público também poderá conferir as exposições em cartaz no Memorial, como “abrir-se um abutre ou mesmo depois de deduzir dele o azul”, “Atmosfera”, “Tempo e Patrimônio” e a instalação “Alegoria Cintura Fina” que retrata o ícone LGBTQIAPN+ da cena belo-horizontina.
Os DJ’S Camis, Fê Linz e Denis agitarão o público em vários horários, assim como as intervenções circenses da Casa Circo Gamarra “Palhaços de Versalhes” que associa técnicas e modalidades cênicas diversas com personagens caracterizados
. O público poderá prestigiar ainda a ação “Flores de Coragem” elaborada pela Mimulus Cia. de Dança que homenageia Baby Mesquita e os 30 anos da companhia.
Também haverá a exibição da “Mostra Dança em Foco”, uma vídeoinstalação que apresentará uma seleção especial do Festival Internacional de Vídeo & Dança com três mostras: On Tour, Solos e Duos, Coreoedições e Coreografias da Câmera com trabalhos nacionais e internacionais.
Confira a programação
Awê, demonstração modalidades de jogos com a Aldeia Katurãma: experiência imersiva na cultura Pataxó por meio de danças típicas, canto e demonstração de várias modalidades de jogos e ferramentas indígenas.
Congado dos Arturos: às 13h30, a comunidade dos Arturos apresentará seu tradicional Congado em culto à Nossa Senhora do Rosário. Em respeito à comunidade à comunidade quilombola, eles desmontarão o altar da Sala Celebrações, já que o ambiente foi montado pelo Arturos, dando início a desmobilização da atual expografia do Memorial Vale.
Oficina “Ecológico Clown: às 14h, na Sala de Leitura, a oficina liderada por Alexandre Marques ensinará técnicas de construção de brinquedos a partir de materiais reciclados.
Estação do Tempo: das 15h às 18h, na Sala do Educativo Memorial Vale, o público poderá participar de um ateliê aberto para criar obras inspiradas no Memorial Minas Gerais Vale.
Caçadores da Memória: às 13h, 14h, 15h e 16h, no Memorial Vale, atividade brincante para crianças a partir de 5 anos que poderão explorar vestígios deixados pelo museu.
Samba de Roda com Dé Lucas e convidados: às 15h, na lateral do Memorial Vale, roda de samba especial tendo como anfitrião Dé Lucas, cantor, compositor e instrumentista, e convidados de renome como Dona Elisa, Ronaldo Coisa Nossa, Fran Januário, Nilze Carvalho e Marcos Sacramento.
Show Pé de Sonho: às 16h30, na Praça da Liberdade, o grupo Pé de Sonho encantará com sucessos musicais que prometem levar famílias e crianças a um universo mágico.
Espetáculo O Que Fica de Nós Mesmos: às 16h30, no Auditório, o Grupo Rapa de Tacho apresentará uma peça que explora as aventuras de Nata em sua jornada de amadurecimento.
Início da noite
Show Koan com Raquel: às 18h, na Praça da Liberdade, apresentando a força ancestral do tambor e a tecnologia de sintetizadores e pedais em um show envolvente.
Leitura Dramática A Carniceira: às 19h, no Auditório, Rejane Faria e Bárbara Colen apresentarão um texto que explora os limites do desejo e da sobrevivência humana.
Beco da Fama Ball Show: às 19h, na lateral do Memorial Vale, com Kiki House Of DuBeco, surgida e localizada no Aglomerado da Serra, traz ao Boa Noite Memorial um show ballroom.
Show Totô de Babalong – Turnê Pescoço Salgado: à 19h, na Praça da Liberdade, Totô de Babalong traz para o evento performances que exploram sensualidade e tropicalidade.
Festa Desculpe o Auê: às 20h, na Sala de Leitura, o Memorial Vale receberá DJs que animarão o público com ritmos brasileiros contemporâneos passando pela tropicália, pop, samba, rap, pagode, brega e eletro.
Show Majur: às 20h30, na Praça da Liberdade, Majur levará ao palco uma performance vibrante e diversificada, celebrando a diversidade.
Leitura de um Possível Romance: às 22h e à 0h, na Casa da Ópera, Dudude apresentará uma leitura emocionante que reflete sobre o tempo e o amor.
Show Pejota com participação especial Mac Júlia: às 22h, no Auditório, o artista ficou conhecido após a sua música “Sofá, Breja e Netflix”, colaboração com a rapper mineira Mac Júlia, viralizar. Os dois vêm ao Memorial para um show especial.
Show Cura com Jonathan Ferr: às 23h, no Jardim Memorial Vale, Jonathan Ferr apresenta uma performance de piano solo, com canções que buscam curar através dessa experiência única.
O indígena DJ Scott Hill apresenta o show Tenoderângua: durante o Boa Noite Memorial e uma edição especial às 0h30, no Auditório. O show é uma fusão de música tradicional indígena com elementos da música contemporânea.
Programação especial durante a renovação do Memorial Vale
O edifício-sede que abriga o Memorial Minas Gerais Vale será fechado temporariamente para intervenções de requalificação, novas estruturas e instalação de nova expografia permanente. O trabalho de renovação do Memorial Vale foi construído a partir da ideia e pesquisa desenvolvida pelas escritoras e pesquisadoras Heloisa Starling e Lilia Schwarcz. A curadoria da nova exposição é assinada por Isa Grimspum Ferraz e a co-autoria é de Marcelo Macca.
Durante as obras, o Memorial Vale continuará em atividade com o projeto Memorial Vale Itinerante.
A programação se inicia em agosto, com a abertura da exposição imersiva “O Extraordinário Universo de Leonardo Da Vinci”, que chega a Minas Gerais pela primeira vez.
Com entrada gratuita, “O Extraordinário Universo de Leonardo Da Vinci” terá aproximadamente mil metros quadrados e oito áreas expositivas.
A mostra proporcionará uma viagem pelas invenções, experimentos e criações artísticas em tamanho real de Da Vinci, além de usar recursos de realidade aumentada. Em Belo Horizonte, a exposição ocorrerá no Espaço 356 (Rua Adriano Chaves e Matos, 100, Bairro Olhos D’Água).
Foto: Pâmela Bernard/Daiane Silveira/Oliver Bredariol.