Brasil carece de malha ferroviária que interligue, de maneira eficiente, o País de norte a sul

Segundo o professor da Politécnica, Cláudio Barbieri, alto custo, fluxo intenso em sentido único e limitado a certos tipos de cargas são alguns obstáculos que reduzem a atratividade das ferrovias no País. Foto: EFVM
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As ferrovias são modais importantes no transporte de cargas no Brasil e exigem uma viabilidade econômica para sua construção e manutenção. A chamada Ferrogrão, ferrovia planejada pelo Governo Federal para ligar o Norte do Mato Grosso, da região de Sinop, até o Pará para escoamento de cargas agroindústrias, por exemplo, é um investimento na casa dos bilhões de reais.

Em entrevista ao Jornal da USP no Ar 1ª Edição, o professor Cláudio Barbieri, do Departamento de Engenharia de Transportes da Poli, explica que um dos principais problemas desse tipo de transporte é que há um investimento muito grande em vias com um fluxo intenso de sentido único, com pouca carga retornando no sentido contrário. “Isso dificulta a viabilização econômica, a viabilização financeira de investimentos na área de transporte”, diz.

Segundo Barbieri, o escopo das ferrovias nacionais favorece o transporte de cargas de exportação em regiões produtoras de grãos ou de minérios para os portos: “Não temos uma malha ferroviária que interligue, de maneira eficiente, o País de norte a sul”. As cargas gerais, por exemplo, que se diferenciam do transporte à granel, são pouco transportadas pelas ferrovias pela falta de estruturas Double Stack, dois contêineres sobrepostos em um mesmo vagão.

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“Para que esses produtos industrializados possam ser transportados pelas ferrovias, precisamos que elas sejam mais rápidas, também com tempo de trânsito maior e com terminais nas grandes cidades, que permitiriam uma descarga mais eficiente”, diz, ao comentar sobre um projeto moderno de ferrovias no País, já que um outro fator que diminui a atratividade das ferrovias é o cruzamento de áreas urbanas e regiões metropolitanas.

  • Ouça a entrevista completa, onde o professor também avalia o papel das mineradoras sobre o sistema ferroviário brasileiro, em: https://jornal.usp.br/atualidades/brasil-carece-de-malha-ferroviaria-que-interligue-de-maneira-eficiente-o-pais-de-norte-a-sul/
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