Durante missão oficial à Rússia nesta quinta-feira (8), a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, assinou dois memorandos de entendimento com autoridades russas, com o objetivo de ampliar a cooperação em pesquisa científica e tecnológica entre os dois países.
Em uma reunião bilateral com o ministro russo Valery Falkov, ambos os lados firmaram um acordo para desenvolver projetos conjuntos em áreas estratégicas como clima, biodiversidade, biotecnologia, energia nuclear, tecnologias espaciais, quânticas e astrofísica. O ministro russo, por sua vez, destacou a importância da presidência brasileira no BRICS para garantir a continuidade dessas parcerias.
Além disso, Luciana Santos assinou um segundo memorando com o Instituto Conjunto de Pesquisas Nucleares (JINR), representado por Grigory V. Trubnikov. Segundo a ministra, esse acordo teve avanços concretos após a visita da delegação brasileira ao instituto, em Dubna, no ano passado.
Ao final da reunião, Luciana convidou o ministro Falkov e sua equipe para participarem do encontro de ministros de Ciência, Tecnologia e Inovação dos BRICS, agendado para o dia 25 de junho, em Brasília.
Logo após as assinaturas, a ministra se reuniu com estudantes brasileiros que vivem na Rússia. Durante o encontro, ela ouviu propostas da comunidade acadêmica, incluindo a criação de um grupo de trabalho Brasil–Rússia para avaliação de publicações científicas, além da revisão dos processos de revalidação de diplomas estrangeiros.
Com essas ações, o Brasil reforça seu papel ativo na construção de uma agenda internacional voltada ao desenvolvimento científico conjunto, à troca de conhecimento e à promoção de inovações de interesse mútuo.