Brasil fecha 2024 com 20 milhões de viagens a mais de brasileiros pelo País

Decolando

Ministro Silvio Costa destacou o êxito do Governo em incluir mais brasileiros no transporte aéreo neste ano, com o programa Voa Brasil e a entrega de novos aeroportos.
Publicidade _

O Brasil fecha o ano de 2024 com um crescimento de 20 milhões no número de bilhetes aéreos emitidos por brasileiros.
Segundo o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa, em dois anos de governo, o número de passagens subiu de 98 milhões para quase 120 milhões de viagens em território nacional.
“Isso significa mais desenvolvimento, mais crescimento econômico e, sobretudo, um crescimento forte na indústria do turismo do país”, destacou o ministro.

Desse total, 20 mil passageiros chegaram através do programa Voa Brasil, lançado em julho deste ano.
A iniciativa beneficia aposentados do INSS com passagens de até R$ 200 o trecho.

“É a primeira vez que se tem um programa social de inclusão, sobretudo para os idosos no país. Então, hoje a gente está vendo a possibilidade de muitas famílias, muitos avós reencontrarem seus netos, muitos avós aposentados podendo viajar pelo Brasil, muitos casais viajando. Então hoje é um programa exitoso e mais do que isso, sem nenhum real de recursos públicos”, pontuou Silvio Costa.

ProUni


Durante a entrevista, o ministro anunciou a ampliação da comunicação do programa para que ele alcance ainda mais aposentados.

Ele observa que mais de dois terços do público alvo (68% dos aposentados do INSS), não conhecem ainda o programa.

Para 2025, a expectativa é atender também estudantes de baixa renda, atendidos pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

“Então, a gente precisa ampliar a divulgação e nós estamos trabalhando para em 2025 poder avançar também no Voa Brasil para estudantes do ProUni e do Fies. A gente tem conversado com o ministro da Educação e acho que a gente quer também incluir estudantes que possam ter a oportunidade é de viajar pelo Brasil. Estou muito animado com a economia brasileira, e o turismo tem sido fundamental”, explicou o ministro.
Cada aposentado do INSS pode adquirir até dois trechos por ano no site gov.br/voabrasil.


Investimentos em aeroportos


O ministro frisou os investimentos em aeroportos inaugurados;
Segundo ele, o governo vai investir nesses próximos três anos, o equivalente a mais de 25 novos aeroportos já com obra em andamento.
Um exemplo é o aeroporto de Congonhas, que terá investimentos na ordem de R$ 2,6 bilhões que “vai mudar completamente a realidade do aeroporto que hoje é o coração do Brasil”, completou o ministro.

Foto: Valter Campanato e Rovena Rosa/Abr

Publicidade