Brasil registra 1.124 óbitos pela covid-19; são mais de 20,7 mil casos

Atrasos nos exames comprobatórios podem omitir real situação e gravidade da doença no Brasil. Foto: Marcelo Camargo ABr
Publicidade _

O Brasil registra até este sábado (11) 1.124 mortes em decorrência do novo coronavírus (covid-19) e 20.727 casos confirmados da doença segundo balanço divulgado nesta tarde pelo Ministério da Saúde.

Segundo último balanço de ontem (10), havia1.056 mortes pela doença. A taxa de letalidade do vírus no Brasil hoje é de 5,4%, a mesma de sexta-feira. O estado de São Paulo ainda concentra o maior número de casos (8.419) e de mortes (560).

Dados defasados:

Publicidade
_

Os números de vítimas fatais e de contaminados estão longe da realidade, devido principalmente, ao atraso na confirmação de mortes e infectados, que demoram dias ou semanas.

Neste sábado (11) foi confirmada a primeira morte devido ao Covid-19 em Itabira.

O vírus vitimou um jovem, até ontem notificado como suspeito. Porém, ele faleceu na segunda-feira (6) de abril, depois de passar pelo Pronto Socorro da cidade e ter seu quadro de saúde agravado. Mesmo assim foi encaminhado para sua residência, onde faleceu. Ele tinha comorbidade.

A confirmação da causa mortis deu-se após os exames laboratoriais terem sido realizados pela Fundação Ezequiel Dias, de Belo Horizonte e divulgada somente hoje (11), como positivo para o Covid-19.

A secretária de saúde do município, Rosana Linhares, divulgou vídeo, afirmando que o jovem tinha 24 anos. A família continua em isolamento, em casa.

Portanto, melhor não acreditar nos dados divulgados pelas secretarias, municipais ou estaduais e pelo Ministério da Saúde, pois centenas de casos já ocorreram e ainda não são de domínio público, dado a lentidão nos testes e diagnósticos finais ou até má-fé.

Dados fornecidos pelo Ministério da Saúde
Publicidade