Brasileiros bebem menos leite e produtores reclamam de custos

Publicidade _

A crise econômica, desemprego e baixos salários derrubaram o consumo de leite e seus derivados pelos brasileiros, o que levou a queda nos preços do produto aos produtores.

Segundo os produtores, os custos de produção subiram e os preços vigentes não cobrem os seus custos, que não param de subir, colocando o produtor em situação extremamente difícil, diz o Conseleite mineiro.
Do lado da indústria, a situação não é diferente, com várias delas reclamando que também estão trabalhando no vermelho, pois 71% do mix dos produtos lácteos, listados pelo Conseleite, caíram de preço no varejo, enquanto apenas 29% tiveram preços superiores ao período anterior.

Com menos recursos nos bolsos, os consumidores diminuíram as compras, ocasionando queda nos preços e alimentando a espiral negativa.
Para complicar a situação, o preço de referência do leite padrão, que está sendo entregue em agosto 2019 e a ser pago em setembro/2019, ainda apresentou leve movimento de queda nos primeiros dez dias deste mês em relação a julho.

O setor avalia  que a economia ainda não decolou, estando o país em recessão técnica. Em consequência, o consumo, também, está em baixa.
Os produtores acreditam em um próximo período de estabilidade nos preços e melhorias na rentabilidade dos segmentos da cadeia produtiva, após o inverno.

 

Publicidade