O distrito de Cachoeira do Campo recebeu um importante dispositivo de desenvolvimento social. Trata-se da inauguração do Posto Avançado de Atendimento (PAA) do SINE (Sistema Nacional de Emprego).
O Posto de Atendimento Avançado do Sine irá oferecer suporte ao trabalhador não só de Cachoeira do Campo, mas também dos distritos vizinhos. Isso inclui serviços de busca por vagas de emprego, recadastramento do trabalhador (a cada 90 dias caso ainda não esteja empregado) e verificação de pendências com encaminhamentos para as vagas às quais tenha se candidatado. Além disso, já são oferecidos cursos da Sedese (Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social), da Fundação Bradesco e outras instituições a quem deseja se qualificar para o mercado de trabalho.
O representante do SINE em Ouro Preto, Guilherme de Jesus, fala com satisfação sobre a abertura do posto de atendimento do SINE em Cachoeira do Campo, porque isso aumenta a captação de vagas e amplia o aproveitamento de mão de obra local. Ele também chama a atenção para alguns pontos que devem ser bem compreendidos pelos usuários sobre o funcionamento SINE, a fim de que haja um melhor aproveitamento dos serviços. “Se o trabalhador tiver emitido três cartas de encaminhamento feitos pelo posto ou até sete, pelo aplicativo SINE FÁCIL ou EMPREGA BRASIL, o trabalhador fica impedido de concorrer a vagas”.
Guilherme de Jesus destaca que muitas pessoas não têm esse conhecimento e acabam ficando prejudicadas na hora de procurar um emprego. Ele orienta que, caso algum candidato a vagas se encontre nessa situação, deverá procurar o Posto Avançado o mais rapidamente para solucionar dependências dessa natureza.
O prefeito Angelo Oswaldo classificou o momento como sendo de grande efervescência econômica em função da reativação de empresas de mineração na localidade. “O SINE terá oportunidade de fazer encaminhamentos dos moradores e moradoras de Cachoeira do Campo e da região para que tenham os empregos tão sonhados”, conclui.
A vice-prefeita Regina Braga destacou que o SINE “é um equipamento extremamente importante para a geração de emprego e renda no nosso município, então é um dia especial que dignifica o ser humano ao trabalho”. Esse conceito também foi enfatizado pelo secretário de Desenvolvimento Social, Habitação e Cidadania, Edvaldo Rocha, o qual reforçou que “as pessoas tendo esse acesso, com certeza, nós vamos conseguir trazer para Ouro Preto e para a região um desenvolvimento social e econômico compatível e sustentável, proporcionando autonomia e dignidade pra toda a população”, finaliza.
O Posto irá funcionar no Terminal Rodoviário de Cachoeira do Campo, de segunda a sexta-feira, de 12 às 16h, sob a administração de José Avelino Murta e Cláudia Guerra. Telefone para contato: 31 984134962.
José Avelino salienta que dentre os mais de 100 (cem) cursos que são oferecidos, 70 (setenta) já foram filtrados de acordo com às demandas apresentadas na região. Ele esclarece que não haverá serviços de agendamento para seguro desemprego no Posto.
Também estiveram presentes na inauguração os vereadores Naércio França, cuja indicação é de sua autoria, Vantuir da Silva, e demais representantes do poder público, bem como colaboradores locais.