Para atender jovens em situação de vulnerabilidade social, incentivar sua inserção no mercado do trabalho, promover a inclusão social, geração de renda para quem ainda não teve a oportunidade de ter seu primeiro emprego e também para fortalecer os vínculos comunitários e as medidas do Plano de Incentivo a Economia, a Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEDESC), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, lança o programa ProJovem, um serviço municipal de formação profissional, instituído pela Lei Municipal 3.416 de 13 de abril de 2021.
Os jovens que participarem do programa estarão inseridos em um banco de oportunidades, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, junto às empresas do município que forem cadastradas, possibilitando a eles o encaminhamento ao mercado de trabalho.
As empresas parceiras receberão os jovens gratuitamente e vão capacitar e orientar o desempenho das atividades a serem realizadas no ambiente de trabalho e acompanhar a assiduidade, pontualidade e o desenvolvimento das atividades realizadas.
O programa pretende incentivar as atitudes de cooperação, liderança, postura profissional e promover ações voltadas ao empreendedorismo, como melhoria do desempenho pessoal e profissional dos jovens.
O que muda:
O Projovem, antes denominado Jovem Aprendiz, passou por modificações para oferecer mais oportunidades. Antes, os trabalhos eram realizados dentro das secretarias municipais e, a partir de agora, os selecionados poderão atuar dentro dos comércios cadastrados, tendo a oportunidade de adquirir mais experiência e aprendizado.
O programa poderá atender anualmente 300 jovens, com idade entre 16 e 21 anos. O público prioritário serão os jovens em situação de vulnerabilidade. As vagas serão divididas em 75% para jovens em situação de vulnerabilidade social e econômica e 25% destinado para outros contextos de vulnerabilidades. O jovem passará por uma avaliação social realizada pela equipe técnica de referência da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, e após a seleção, o mesmo poderá permanecer vinculado ao programa por um período de 12 meses.
Os jovens que estão inseridos atualmente no Jovem Aprendiz, nos moldes praticados até então, serão incorporados pelo Projovem. Entretanto, estes deverão passar por um processo de adequação ao novo programa. Os demais jovens serão encaminhados pelo Cras e Creas ou pela rede intersetorial.
Processo Seletivo
A Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania divulgará um edital informando o número de vagas disponíveis e critérios de inclusão para os processos que acontecerão anualmente, nos meses de janeiro e julho. Os selecionados realizarão uma entrevista, a fim de traçar um perfil do jovem assistido, suas potencialidades, expectativas e limitações.
Os jovens terão uma carga horária de 20h semanais. Sendo, 16h em atividade laboral e 4h destinadas à formação continuada e capacitação com temas que direcionam a preparação ao mercado de trabalho, postura profissional, ética, entre outros. A ação será ministrada pela equipe técnica da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania. No final, será emitido um certificado como comprovação da ação realizada. Lembrando que, o vínculo empregatício não constará na carteira de trabalho.
Auxílio Financeiro
Os jovens que estiverem regularmente inscritos no programa receberão um auxílio financeiro mensal, que será oferecido pela Prefeitura de Mariana, correspondente a 50% do menor piso salarial praticado pelo município, ou seja de R$550,00.
CADASTROS DAS EMPRESAS: Os empresários que estiverem com o CNPJ ativo e tiverem interesse em cadastrar suas empresas e fazer parte do ProJovem, devem acessar o link e preencher as informações solicitadas. Logo após, a equipe técnica do programa irá avaliar os dados disponibilizados e, posteriormente, entrará em contato com os empresários cadastrados para efetivar a participação. Acesse: http://mariana.mg.gov.br/pro-jovem.
Para mais informações: WhatsApp Projovem (31) 9 7150-9151.