Câmara de São Gonçalo: Estudantes do Parlamento Jovem falam sobre o uso saudável das novas tecnologias

Evolução das ferramentas, as novas tecnologias e seu uso saudável foi tema da oficina no Parlamento Jovem.

“A vida é muito curta para ficar contando quantos coraçõezinhos [likes] nós ganhamos”.
Publicidade _

Nesta quarta-feira (1), a Escola do Legislativo Isabel Rodrigues, da Câmara Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo, promoveu mais uma oficina do Parlamento Jovem Minas 2022, quando os estudantes trabalharam o tema do “uso saudável das novas tecnologias”.

No encontro, foi ministrada palestra pelo estudante de psicologia Alex Bispo, que falou sobre a evolução das ferramentas e das tecnologias e seus impactos no comportamento humano, assim como os benefícios e os malefícios das redes sociais no cotidiano.

Com relação aos malefícios, que podem surtir consequências na saúde psicológica, foram abordados os golpes e fraudes na internet, a distorção da imagem, a facilidade de vazamento de dados e a dependência (vício) das redes sociais, principalmente nos jovens. Aberto o debate, foi discutida a importância de evitar comparações nocivas com os padrões impostos pela sociedade nas mídias digitais.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

De acordo com os alunos, “as pessoas ficam se comparando muito com as outras nas redes sociais, e acabam se esquecendo de sua própria felicidade e de serem elas mesmas. Aliás, quando não conseguem ser ‘iguais’ aos modelos vistos nas redes, isso gera uma enorme frustração, o que prejudica a sua saúde mental”.

Segundo o palestrante, é preciso sempre refletir que não se pode deixar de cuidar da própria saúde e felicidade para viver de padrões. Sendo assim, ele destacou a importância de investir no amor próprio e no autoconhecimento. “Existe uma preocupação maior em agradar às redes sociais do que a nós mesmos. Precisamos trabalhar em nosso amor próprio, colocando a gente em primeiro lugar e não abrir mão da nossa felicidade para agradar a alguém”, declarou Alex Bispo. “A vida é muito curta para ficar contando quantos coraçõezinhos [likes] nós ganhamos”.

Neste ano, o projeto traz o tema a “Saúde Mental do Jovem”, contando com os seguintes subtemas: “Políticas públicas de prevenção e tratamento em saúde mental”, “Estratégias da comunidade para promoção da saúde mental” e “Uso saudável das novas tecnologias”, ocasiões em que os estudantes são convidados a estudar o assunto e, ao final do processo, propor ações e projetos de leis.

Foto: Acom/CMSGRA

imagem: escolaemmovimento.com.br