Em 7 de setembro, o Brasil celebra a Proclamação da Independência, e Itabirito seu aniversário. Neste sábado, o 96º aniversário de emancipação político-administrativa foi marcado por homenagens da Câmara de Vereadores a itabiritenses que se destacaram no Município.
Um enorme público viu a mais alta comenda do Município, a “Medalha Francisco Homem Del Rei”, ser entregue à Leonardo Ruggio (o empresário e artista Jeca Tatu) por sugestão do vereador Léo do Social. “Foi uma das melhores coisas que já me aconteceram em 18 anos de Itabirito. Todo artista e colaborador da cidade espera por isso”, disse ele. “A vida é curta, mas com a cultura e a arte, ela (a vida) dobra”, disse Leonardo.
A educadora Marinalva Mercês da Silva Braga recebeu o “Diploma de Mérito Educacional” por meio de proposta do vereador Toninho da Associação. A ministra evangélica Edna da Silva Martins recebeu o “Diploma de Homenagem Especial” das mãos do edil Atila Tila do Social.
O vereador Edson Gonçalves Júnior foi quem sugeriu que o outro “Diploma de Mérito Educacional” fosse entregue à educadora Vanderléia Marques Ferreira.
A professora Flávia Natália Fernandes Mendanha Alves recebeu a “Medalha Ana Amélia Carneiro de Mendonça” por sugestão do edil Geraldo Gonçalves Mendanha.
A Casa de Carnes Dois Irmãos recebeu o “Diploma de Mérito Comercial” das mãos do vereador Gilmar Capoeira. Max Fortes entregou o “Diploma de Mérito Comercial” para o Centro de Formação Caluar (formação de condutores de automóveis).
Nilson Tem Tudo, foi o autor do projeto de resolução que deu ao ex-delegado dr. Antônio Nogueira Lima o “Título de Cidadania Honorária”.
Renê Butekus entregou uma “Homenagem Especial” a José Tadeu de Jesus Batista.
O vereador Ricardo Luiz de Oliveira, concedeu Diploma de Mérito Empresarial à Associação Comunitária de Itabirito Rádio Cidade FM. O empresário Geraldo Magno foi quem recebeu a homenagem. Na oportunidade, uma homenagem especial foi a feita ao saudoso radialista Luciano Alves. “A mais bela voz do rádio em Itabirito”, opinou Magno.
O padre Jean de Souza Bernardes recebeu o Título de Cidadão Honorário das mãos do vereador Rodrigo do Porco. O diretor Mauro, do Grupo de Teatro de São Gonçalo do Baço, representou o padre que não pôde comparecer à solenidade.
Já o empresário Edson Marcelino de Assis (o Edinho Patrício) foi homenageado com o “Diploma de Honra ao Mérito”. A condecoração foi entregue pela vereadora Rose da Saúde.
A apresentação do Coral Canarinhos de Itabirito foi aplaudida de pé.
Estiveram na solenidade além de todos os 13 vereadores, incluindo o presidente Arnaldo Pereira dos Santos (MDB), o prefeito Orlando Caldeira (Cidadania) e o vice Dr. Élio da Mata (Cidadania).
Foto:Romeu Arcanjo/Comunicação da Câmara