Campanha Nacional de Multivacinação e Contra a Poliomielite segue até dia 30

Publicidade _

Em paralelo, é realizada a Campanha Contra o Sarampo, voltada para quem tem entre 20 e 49 anos de idade

Quem ainda não levou as crianças sobre sua responsabilidade para vacinar contra a poliomielite e outras doenças, saiba que ainda há tempo. A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite e a Campanha Nacional de Multivacinação seguem até o dia 30 de outubro, em todo o País. Em Itabirito, os atendimentos são feitos nas Unidades Básicas de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16 horas. As UBS também estão em campanha contra o sarampo. Quem tem entre 20 e 49 anos deve comparecer para ser vacinado na unidade de saúde mais perto de sua casa.

Todas as crianças e adolescentes menores de 15 anos, não vacinados ou com esquemas incompletos de qualquer vacina, devem comparecer para a multivacinação.  Já as crianças menores de cinco anos de idade precisam ser vacinadas contra a poliomielite que, diferentemente de outras vacinas, é administrada com uma gota do medicamento, ao invés da aplicação por injeção.

Segundo Márcia Souza, responsável pela Atenção Básica em Saúde de Itabirito, a meta é de que, no mínimo, 95% do público sejam vacinados dentro do prazo das campanhas. “Essa é uma grande oportunidade de colocarmos o calendário de vacinação de nossas crianças em dia, condição de extrema importância para que elas tenham um futuro saudável”, avalia.

A Secretaria Municipal de Saúde de Itabirito lembra os responsáveis da importância de levar o cartão de vacinação das crianças. Outro alerta é para a obrigatoriedade do uso de máscaras e a observância das medidas de distanciamento e higienização para ter acesso às UBS. “Nossos profissionais estão orientados a organizar o fluxo de pessoas, bem como tomar todas as precauções para prevenção à Covid-19 nas UBS do município”, destacou Márcia.

Publicidade