O Campus Aberto do Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas (Icea), em João Monlevade, recebeu, na última quarta-feira (23), aproximadamente 500 estudantes de escolas do município e da região do Médio Piracicaba.
A programação incluiu apresentações culturais, palestras, mostra de fotografia, visita guiada ao campi e apresentação dos cursos e das ações de pesquisa e extensão por meio de salas interativas. O evento fez parte da programação do “Dia C da Ciência”, que também contou com atividades em Ouro Preto.
“Eventos como esse, que abrem o campus para a população, especialmente para as escolas, permitem aos estudantes de ensino médio iniciarem um processo de pertencimento à Universidade, desenvolvendo a ideia de que há uma possibilidade real de acesso. Abrir as portas da Universidade para a população faz com que as pessoas possam enxergar esse lugar como espaço público”, conta um dos organizadores do Campus Aberto, professor Wagner Ragi.
O objetivo do evento foi apresentar os projetos, pesquisas e ações extensionistas desenvolvidas pela Universidade, estreitando o vínculo com a comunidade.
O programa foi uma realização do Icea, com apoio das Pró-reitorias de Extensão (Proex) e de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp) da UFOP.