Canudos e copos de plástico na mira de PLs aprovados pela Câmara de Itabirito

Publicidade _

Dois projetos de lei de cunho ambiental (PLs 26/2019 e 35/2019) foram aprovados unanimemente pelos vereadores de Itabirito. Dois dos maiores poluidores do planeta em discussão: copos e canudos de plásticos, ambos do tipo descartáveis.

 Um dos projetos tem a intenção de proibir que servidores usem copos de plástico em repartições públicas (UPA, UBSs, Prefeitura e Câmara, por exemplo). O outro quer proibir o uso de canudinhos em bares e restaurantes de Itabirito, bem como em empresas públicas.

Baleia cachalote apareceu morta em Porto Cervo, na ilha de Sardenha, itália, no mês de Abril deste ano. A cachalote estava grávida e teria abortado depois de engolir redes de pesca, sacolas de plástico, tubos e outros materiais. Foto: SEAME Sardenha(Facebook)

Todavia, supermercados e distribuidoras continuarão vendendo canudinhos. E os usuários das repartições públicas (aqueles que não são servidores) terão copos de plásticos à disposição. Neste último caso, trata-se de uma questão de higiene.

-

 Os dois projetos são de autoria do vereador Léo do Social (PRP) e aguardam pela sanção ou veto do prefeito Arnaldo dos Santos (MDB), uma vez que já foram aprovados em redação final na Câmara.

 “Itabirito precisa estar de acordo com a tendência mundial de respeito ao planeta. Cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Florianópolis já criaram leis para copos descartáveis e canudos. No caso dos canudinhos, o ideal é que sejam usados produtos feitos com materiais recicláveis, como a massa de macarrão, por exemplo. Hoje em dia, milhões de animais marinhos morrem ou ficam doentes ao ingerir materiais plásticos que são lançados nos mares direta ou indiretamente (quando jogados nos rios). Isso tem de acabar!”, disse Léo.  

Publicidade