Capela de Serra dos Alves em reforma por 3 meses

Permissão para o início das obras foi assinada durante evento no distrito itabirano de Senhora do Carmo.

Interior da Capela São José, na Serra dos Alves, em Itabira.
Publicidade _

Erguida por volta de 1.860, a Capela de São José, no povoado de Serra dos Alves, passará por ampla reforma nos próximos dias. A ordem de serviço para as obras foi assinada pelo prefeito Marco Antônio Lage durante mais uma edição do programa Governo nos Bairros, dessa vez realizado no distrito de Senhora do Carmo. O prazo para os trabalhos é de 90 dias, contados a partir do dia 3 de novembro.

A reforma será geral e envolverá a estrutura elétrica, hidráulica, telhado, pintura e todas as melhorias identificadas pela Secretaria Municipal de Obras. Os trabalhos também consistirão na substituição do piso de cerâmica por piso de madeira, seguindo o projeto original da capela. A obra tem custo de R$ 267.398,99.

Patrimônio histórico de Itabira, a Capela de São José possui características coloniais, estrutura autônoma em madeira e vedação em adobe e pau-a-pique sobre embasamento em pedra. No interior do templo, uma inscrição da Fundição do Sino de São Paulo, datada de 1727, tem o nome do padre Santos Saez Acha, pároco responsável pela capela de 1923 a 1940.

-

Além do prefeito Marco Antônio, assinaram a ordem de serviço o secretário municipal de Obras, José Maciel Duarte de Paiva; o representante da construtora, José Basílio da Silva Filho; o administrador do distrito de Senhora do Carmo, Virgílio Gazire Filho, o presidente da Câmara de Vereadores, Weverton Andrade “Vetão”, e o representante da Paróquia de Senhora do Carmo, João Carlos Coelho Oliveira.

Em discurso no ato de assinatura, o prefeito Marco Antônio Lage destacou que a capela de São José reúne características marcantes do povoado de Serra dos Alves e do próprio distrito de Senhora do Carmo: tradição, cultura e religiosidade. “Essa capela histórica é um símbolo dessa localidade maravilhosa que é Serra dos Alves. Um povoado cheio de tradições, mas cada vez mais aberto ao mundo, por causa do turismo. Nosso compromisso é incentivar o crescimento deste movimento, sem abrir mão, claro, de fortalecer e respeitar as características do local”, disse.

Publicidade